Despertar1

 

Na construção da "Moonbase Alpha" utilizaram-se determinados materiais de extração mineira, nomeadamente rochas da superfície da Lua, tendo sido da responsabilidade da Comissão Lunar Internacional de Finanças.

A sua construção desenrolou-se entre os anos 1983 e 1997. Esta Base aufere um diâmetro de quatro quilómetros e, por sua vez, estende-se por um quilómetro em áreas abaixo da sua superfície. Por outro lado, este complexo modular, com a sua torre central de 'Missão Principal', comporta uma série de estruturas curvilíneas em disposição concêntrica e conectadas por túneis de trânsito.

Na sua origem, esta 'base' foi projetada para servir como principal centro de pesquisa e exploração espacial do nosso planeta Terra, como também, funcionava como estação de monitorização, no sentido de coordenar as áreas de eliminação de resíduos nucleares no outro lado da Lua. Por outro lado ainda, esta base é auto-sustentável, a 'energia' é gerada através de quatro reatores nucleares e pela acumulação de energia solar.

No que toca à conceção de "gravidade artificial normal" da Terra, ela é gerada por oito torres que cercam este complexo. No que se refere a obtenção de água, provém de depósitos de gelo existentes na superfície lunar, sendo ela reciclada e purificada.

Quanto às necessidades nutricionais da tripulação são satisfeitas por uma variedade de alimentos aparentemente familiares, produzidos por métodos bioquímicos nesta 'base' (80%) em jeito dietético, complementado por produtos congelados vindos da Terra, antes da sua separação orbital em setembro de 1999, por outras palavras, até este 'breakaway'!!

Já no que concerne às áreas de operações e de convivência, são realmente multifuncionais e devidamente espaçosas. De facto, a 'Missão Principal' e o seu centro de controle de instalações compõe-se por uma sala enorme com vários níveis.

Corredores percorrem a 'base', com 2,5 metros de largura... toda a tripulação usufrui do seu próprio conjunto de quartos, na Secção de Residência, compostos por sala de estar, alcova para dormir e casa de banho privada, por outro lado, suites com um quarto maior e separado encontram-se disponíveis para funcionários casados. No que toca à Secção de Recriação, possui bowling, ginásio, solário com sauna adjacente e piscina; teatro de artes performativas, cinema e biblioteca de referência com livros reais e informatizados. Já, os salões de recreio e os restaurantes estão desmembrados pelo referido complexo. Por outro lado ainda, são vários os edifícios utilizados para pesquisa ou análise científica, nomeadamente Astronomia, Astrofísica, Geologia, Biologia e Química; já outros são utilizados como sendo Secções Técnicas e de Manutenção da Base. No que toca aos transportadores das naves/utilitários 'Águia' e outras naves auxiliares são mantidas/armazenadas num complexo de 'hangar' subterrâneo. A título de curiosidade, a Secção Médica já tinha ocupado um edifício inteiro e conjugava grandes alas para 'baixas' médicas/emergências, unidades de diagnósticos, de cuidados intensivos e traumatizados... e terá sido reduzida a um principal centro médico, com apenas uma 'ala de pacientes combinada', incorporando uma sala de exames e cirurgia.

Portanto, na "Moonbase Alpha" existem ao todo Seis Secções, sendo elas identificadas por um 'código de cor' adequada, tal como na manga esquerda do uniforme do pessoal técnico designado. Apenas alguns exemplos: para o 'Comando' a cor de 'carvão-preto', para o 'Centro de Comando' a cor de 'vermelho-chama', para o pessoal 'Técnico' a cor de 'castanho-ferrugem', para o pessoal de 'Reconhecimento' a cor 'laranja' e para o pessoal de 'Segurança' a cor 'púrpura'...

Adriano Ferreira - Associado da Associação de Astronomia Amadora "Alpha Centauri"

Nota da edição: o texto escrito por Adriano Ferreira foi dividido em dois para poder ser publicado. Na próxima edição publicaremos a segunda parte do texto.