Recomendação de livro – TRABALHAR COM INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
A inteligência emocional não é um assunto novo, Darwin já usava a ideia de expressão emocional para apoiar as hipóteses de sobrevivência e adaptação, mas em 1920 o termo “inteligência emocional” já tinha sido usado por um psicólogo. Seguido de outros psicólogos que explicaram que a inteligencia emocional é a capacidade de compreender suas emoções e do próximo. A abordagem de inteligência
começou a ser identificada não só pela capacidade cognitiva, deixando indicadores como o coeficiente de inteligência (QI) um pouco mais para trás da lista de aspetos a serem considerados numa oportunidade para o trabalho.
Outros termos foram descritos na literatura por estudiosos do comportamento, como a inteligência social sendo esta a capacidade de interagir, compreender e influenciar positivamente o grupo onde se encontra inserido.
Nos dias que correm, é necessário preencher mais requisitos para conseguir um emprego do que apenas ter uma formação técnica, e portanto aprender a controlar as emoções tornou-se um fator importante na sociedade do seculo XXI.
O livro “Trabalhar com Inteligência emocional” do norte-americano e psicólogo Daniel Goleman, traz mais alguma novidade sobre o assunto mesmo estando na sua 5º edição (2012). O autor descreve a importância das emoções para lidar com colegas e chefes no trabalho, trazendo a luz a importância das competências emocionais para potenciar o talento no trabalho e aprender aptidões práticas com base na autoconsciência, motivação, autodominio, empatia e talento nas relações.
Os domínios da excelência passam por identificar os limites do QI, a mestria e a inteligência emocional.
O autor já foi jornalista científico para o jornal The New York Times e também escreveu vários livros sobre inteligência emocional que foram traduzidos para mais de 40 línguas. O seu livro mais conhecido é Emotional Intelligence chegou na sua 25º edição, com a 1ª edição feita em 1995.