XVIII COTEC Europe Summit 2025
Que Cenário Deixara Para Uma Nova Governança em Coimbra 2025 - 2029 ?
O "XVIII COTEC Europe Summit 2025" teve lugar nos dias 13 e 14 de maio em Coimbra, sobretudo no Convento São Francisco, mas também no Colégio da Trindade, onde eu estivera presente como representante da minha Associação "APAEME" (que ainda integra o Conselho Estratégico Municipal para o Desenvolvimento de Coimbra; desde fevereiro 2023).
Sob o tema "A Call to Action", o evento reuniu académicos, líderes empresariais e decisores políticos, para debaterem os desafios da competitividade e crescimento económico do 'bloco europeu', com base nos relatórios Draghi, Heitor e Letta.
No primeiro dia, 13 de maio, fora lançada a iniciativa "Parcerias Industriais", onde se promoveram colaborações em setores estratégicos como 'Espaço e Defesa' / 'Saúde e Ciências da Vida' / 'Semicondutores' / 'Computação de Alto Desempenho' e 'Inteligência Artificial'.
1) Aero-Space and Defence 》Francisco Vilhena da Cunha, como CEO da 'Geosat' = Apresenta-nos o líder europeu em Observação da Terra (em VHR). Imagens de Satélite HD inigualáveis + análises e soluções personalizadas para uma visão global. Oferecendo também, serviços inovadores de cartografia e medição 3D, para profissionais de planeamento espacial; seguiram-se com palestras debaixo desta temática: Alberto de Pedro - Managing Director da 'GMV' / Nuno Ávila - Director da 'Deimos Engenharia' / Francisco Fontes - Consultor Sénior da 'Altice Labs' = Apresenta-nos o desenvolvimento de uma rede inovadora de comunicações quânticas, para a defesa europeia, definida por software (SDN), aplicada à gestão e controlo de rádios táticos em ambientes de elevada exigência, de forma a assegurar comunicações seguras. Esta solução de vanguarda recorre a distribuição quântica de chaves (QKD), uma tecnologia disruptiva que protege as comunicações contra ameaças atuais e futuras, incluindo as da era pós-quântica; concluiram esta temática: Giuseppe Aridon - 'SVP Strategy' Space Division e Leonardo Juan Tomás Hernâni - CEO da 'Satlantis' = projetam e fabricam cargas úteis, de Observação da Terra e do Universo, para pequenos satélites; e apresentam soluções completas de 'satélite' e sensoriamento remoto; como tão bem, fornecendo soluções 'ponta a ponta' orientadas ao usuário (controlando os nossos próprios canais óticos, embarcados em pequenos barramentos de sensores ágeis).
2) Microelectronics and Semiconductors 》Apenas vou identificar os intervenientes: Joaquim Serra - division manager da 'Altice Labs' / Jacklyn Reis - R&D Director da 'PICadvanced' / Sérgio Coelho - CEO da 'HFA' / Bruno Santos - head of engineering da 'Capgemini' - Hub 1: emsedAll (RISC - V) / Luís Barbosa - general manager da 'Creative Science Park' - Hub 2: AMPERE (optoelectronics) / Alcino Lavrador - advisory board chairman da 'Agenda Microeletrónica'.
3) High Performance Computing & Artificial Intelligence 》Apenas irei identificar os intervenientes: Andrea Cosentini - Head of Data Science & AI da 'Intesa Sanpaolo' e Francisco Santos - vice-presidente da 'FCT'.
No segundo dia (e último) deste evento, 14 de maio passado, três painéis abordariam temas essenciais para a competitividade europeia: Academia Empreendedora / Tecido Empresarial e Políticas Públicas de Inovação. Não esquecendo a intervenção extensa e séria de Mário Draghi (banqueiro, ex primeiro-ministro de Itália = anos 2021 e 2022, e ex-presidente do Banco Central Europeu = anos 2011 até 2029), sobre os desafios competitivos da Europa, senão ficaremos para trás em relação aos Estados Unidos e mercados emergentes do continente asiático. Fomos presenciados por Sua Majestade o Rei de Espanha, Filipe VI, que relembrara: "Desde o primeiro fórum COTEC, ocorrido há 20 anos (2005), o fortalecimento desta aliança entre instituições irmãs de Portugal, Espanha e Itália, tem sido uma constante... na possibilidade de transformar a realidade através do conhecimento e da colaboração"; pelo Presidente da República Italiana, Sérgio Mattarella e pelo nosso Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, que falara do 'choque americano' e da eleição de Donald Trump, chamando a atenção para o facto de a "Europa estar distraída e ao perder tempo, perdeu iniciativa, atrasou o futuro". Entretanto, Jorge Portugal, diretor geral da COTEC Portugal destacara: "... Além dos notáveis oradores, lançaremos uma iniciativa inovadora para fomentar Parcerias Industriais entre empresas afiliadas às organizações COTEC."
A escolha de Coimbra deve-se à sua herança histórica e ao seu dinâmico ecossistema empresarial e de inovação. A organização deste fórum contara com a parceria imprescindível da Câmara Municipal de Coimbra, da Universidade de Coimbra, do Turismo de Portugal, Center of Portugal, da Comunidade Intermunicipal de Coimbra e Banco BPI. E, já depois deste evento, era notícia a 1 de julho 2025: "O Município de Coimbra vai aderir à COTEC para reforçar estratégia de inovação e desenvolvimento económico. A Câmara Municipal de Coimbra vai finalizar a adesão à COTEC Portugal - Associação Empresarial Para a Inovação, no âmbito de uma estratégia municipal que valoriza a inovação, a competitividade e a atração de investimento como vetores-chave para o desenvolvimento sustentável do território." (Proposta aprovada em reunião de câmara a 30 de Junho passado)
A COTEC é detentora/ultrapassa as duas mil entidades associadas, entre empresas, instituições do ensino superior... a rede atua como um espaço de inteligência coletiva que impulsiona o investimento em investigação, desenvolvimento e inovação. Com esta adesão, Coimbra integra uma plataforma de excelência que irá permitir ao Município beneficiar de ferramentas analíticas, indicadores territoriais e projetos colaborativos focados no reforço de atratividade regional e na criação de redes intermunicipais de conhecimento e competitividade; irá permitir ainda organizar iniciativas locais, acolher estudos sobre o ecossistema empresarial local; representando mais um passo na afirmação de Coimbra como território inovador e preparado para os desafios de transformação digital, de economia do conhecimento e de valorização do capital humano.
Só mesmo para terminar, no segundo dia deste evento, a 14 de maio passado, enquanto orador, no painel "A Universidade Empreendedora e o Seu Papel na Transformação do Conhecimento em Valor", o reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, abordara as temáticas da inovação e da investigação, tal como já o fizera na quinta edição "Inovação@UC 2025", no passado dia 8 deste mês, Outubro corrente, que decorrera no Convento de São Francisco (na qual fui participante em nome da APAEME); Amílcar Falcão rematara sobre a mesma: "A Universidade tem a sua própria estratégia na área da inovação... sendo que a UC é a universidade que consegue mais financiamento europeu e no atual quadro 'Horizonte Europa', vamos já acima de 65 milhões de euros, o que significa que vamos duplicar o financiamento europeu para a investigação."
O ainda presidente da Câmara Municipal do nosso Município, Doutor José Manuel Silva, dissera sobre esta Cimeira: "É um apelo à ação, um manifesto a favor da Europa, que não se resigna, que lidera, que transforma, que intervém." Espero muito bem, que a recém-chegada/nova edil tenha a destreza e a ousadia de dar continuidade ao Empreendedorismo em Coimbra!!
Dr. Adriano J. M. Ferreira - Membro do Órgão Consultivo Autárquico "CEMDC/APAEME" (até à tomada de posse da próxima Assembleia Municipal de Coimbra, de acordo com o regulamento interno legitimado)