PARA QUE SERVE UM CONSELHO ESTRATÉGICO MUNICIPAL PARA O DESENVOLVIMENTO DE COIMBRA E UM CONSELHEIRO COMO MEMBRO ATIVO?

ADRIANO96

 

- Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra vs. Trigésima Edição da Feira Medieval de Coimbra

Ao dia de hoje, 18 de julho 2025, arranca a trigésima edição da "Feira Medieval de Coimbra", daquela que é a mais antiga do nosso país, dentro deste modelo histórico de atuação, sob a temática d'O Reinado do Casal Quase Perfeito: Dom Dinis e Rainha Santa Isabel", desde a Leitura da procuração sobre o régio esposamento e anúncio iminente da chegada dos Reais Senhores ao castelo de Coimbra, nos Paços Reais da Alcaçova e, por sua vez, a Visitação Régia: D.Dinis e a Rainha consorte Dona Isabel de Aragão arribam à Sé com a sua comitiva e presença do Alcaide, já para não falar na 'Arruada de Trovadores'... aconselho-vos, por volta das 15 horas deste sábado (dia 19 de julho) visitarem a Oficina Lúdico-Pedagógica / Peças: Tesouro e Cavaleiro Museu Nacional de Machado de Castro, como tão bem não se esqueçam, pela mesma hora, do Cortejo de El-Rei D.Dinis com a Rainha D.Isabel, para a Leitura da Carta da Fundação da Ordem de Cristo e respetivo Anúncio público da sua criação às 16 horas. E, como se não bastasse, assistam à Ajuramentação e vassalagem dos corpos de Besteiros do Conto ao Torneio de Armas apeado e respetiva adulação de cavaleiros donzéis; mais tarde, pelas 23 horas, assistir-se-à ao 'Teatro de Fogo: Da Ordem dos Cavaleiros do Templo à Ordem dos Cavaleiros de Cristo'. Ao chegarmos ao último dia, 20 de julho, pelas 11 horas, mais uma vez não se esqueçam de partir em Descoberta dos manuscritos da música medieval no Museu Nacional de Machado de Castro; por outro lado ainda, pelas 15 horas, vão à Oficina Multimédia/Medieval Stop-eMotion no já supracitado museu e, precisamente à mesma hora assistam a mais um Cortejo Régio... mas, se não for o caso, gramarão pelas 17 horas 'O Rei Poeta com as Cantigas de amigo e as cantigas de escárnio e mal dizer; antes da 'janta': 'Preito de vassalagem dos mouros de Garb Al Andaluz a El-Rei D.Dinis'. E, para lá das 20 horas, já em jeito de 'despedida até para o ano', nada melhor do que a Armada de trovadores pelas ruas e ruelas do Burgo, com Petiscos da serra e iguarias da terra nas tabernas e locandas, com a 'Saudação a El-Rei D.Dinis e à Rainha D.Isabel que tomam o rumo dos Paços Reais da Alcaçova. E ainda, não se vão embora, sem assistirem à "Entrega do Foral dos 30 anos da mais antiga Feira Histórica de Portugal".

Como se não bastasse, tratando-se de Coimbra com a sua enriquecedora Cultura e História, traduzindo-se num Turismo local à escala nacional e internacional, cada vez mais arrebatador; de facto, terá sido a 3 de abril deste ano, que o tão apregoado Conselho Estratégico Municipal para o Desenvolvimento de Coimbra refletira sobre desafios e oportunidades de "Turismo" na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, com temáticas centralizadas no seu desenvolvimento e com uma abordagem à estratégia municipal, comunicação e inovação neste setor de atividade, como também a utilização de dados para um Turismo inteligente e sustentável. Este encontro de conselheiros municipais terá sido precedido de um almoço confecionado e servido pelos ilustres alunos desta EHTC. O nosso presidente da Câmara Municipal, Doutor José Manuel Silva, dera conta de que a nossa autarquia "já aprovou a construção de três hotéis, um dos quais aguardava por resposta há 25 anos, mas não pode responder pela demora na construção" e "está a rever o Plano Diretor Municipal (PDM) para que Coimbra aumente e diversifique a sua oferta hoteleira". Depois de ele ter ouvido as intervenções dos conselheiros, reafirmara "é vital para o crescimento do turismo de qualidade e sustentável, que o Município trabalhe em conjunto com todos os parceiros ", lembrando também a recente criação da 'Divisão de Turismo' nesta edilidade. Já o Vereador do Empreendedorismo, Investimento e Emprego, Dr. Miguel Fonseca, apresentaria os mais recentes dados relativos a dormidas em alojamentos turísticos no nosso concelho, referindo que as mesmas "se cifraram em cerca de 709 mil, no ano de 2024, das quais cerca de 60% de estrangeiros, numa tendência crescente desde 2022".

E, agora mesmo, dirijo-me para a Ceia Medieval, cuja ementa é tentadora... nada como um pedaço de pão alvo e mais outro meado... porque não uns pasteizinhos de caça e criação, venha também um pedaço de queijo seco de cabra com marmelada de Dona Joana... que bom, um Caldo de Sustento rico em legumes do campo e carnes suínas; já agora, vou sacar dali uma perna de porco assada em mel no espeto trinchado e mais umas migas de alguidar... e já de barriga cheia, ainda vai umas perinhas dormideiras e maçã assada coberta de melaço, porque já não conseguirei enfartar uma tijelada de leite de Dona Isabel de Vilhena!!

Encontrar-nos-emos aqui n'O Ponney, já no próximo dia 25 deste mês, para a conclusão desta reunião CEMDC na bendita Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, perto do Polo II da Universidade de Coimbra.

Dr. Adriano J. M. Ferreira - Conselheiro Estratégico Municipal para o Desenvolvimento de Coimbra