PARA QUE SERVE UM CONSELHO ESTRATÉGICO MUNICIPAL E UM CONSELHEIRO COMO MEMBRO ATIVO?
Parte Introdutória
No ido ano de 2023, a 21 de abril, eu era o primeiro membro a chegar ao Business Center Leonardo Da Vinci - iParque (Antanhol), na expetativa da minha tomada de posse... infelizmente, o presidente de câmara Doutor José Manuel Silva estava atrasado para a sua tomada de posse na qualidade de presidente do Conselho Estratégico Municipal para o Desenvolvimento de Coimbra, porque ocorrera um incêndio na fábrica 'Lugrade - Bacalhau de Coimbra, SA' (Torre de Vilela), onde se envolveram 182 bombeiros... entretanto, acabara de conhecer o Vereador ligado a tudo o que seja Desenvolvimento Económico e a primeira coisa que me dissera pessoalmente é 'que iríamos trabalhar em conjunto'... fiquei motivado a ponto de ser o primeiro a tomar a iniciativa e intervir junto daquele conselho... o jornal 'Diário as beiras' no dia seguinte assegurava que as 'Principais Entidades Diagnosticaram o Estado do Concelho de Coimbra', com dois subtemas explícitos: Reter os jovens e Novas zonas industriais. Sentia-me lisonjeado, porque também a associação que represento, Associação Para o Apoio ao Empreendedorismo da Margem Esquerda (APAEME), estava incluída e integrada neste Conselho, o mais arrojado de sempre, onde tomaram inicialmente posse 38 entidades e personalidades que se empenham diariamente pelo desempenho e desenvolvimento do nosso concelho.
De facto, o site oficial informativo da Câmara Municipal de Coimbra reforçava: "Tomaram posse 38 representantes de diversas entidades e personalidades de reconhecido mérito que, em conjunto, começaram a pensar o futuro de Coimbra." Tendo sido, uma das grandes medidas anunciadas durante o programa eleitoral do atual Executivo Camarário em 2021!
O Regulamento do nosso conselho é bem claro ao salientar que funciona como 'um fórum de debate, um interlocutor privilegiado entre o Município de Coimbra, parceiros económicos, empresários e investidores de dimensão nacional e internacional, focando-se em melhorar as condições e oportunidades de negócio e investimento no Concelho, na dinamização da competitividade económica local, na promoção do emprego e do empreendedorismo, missão esta alicerçada no conhecimento e na inovação sustentáveis, que são referências da cidade.'
Reforçando, o presidente deste Conselho: 'E importante ter empresas e instituições tão heterogéneas a falar em conjunto. É fundamental trabalharmos juntos para a promoção do desenvolvimento do concelho.' Já o Vereador com o pelouro do Empreendedorismo, Investimento e Emprego, Dr. Miguel Fonseca rematara: 'Só captando mais investimento, público e privado, estimulando a criatividade e produção, criando mais riqueza e emprego é possível acelerar um ciclo de prosperidade, reconstrução e revivificação sustentável do Concelho de Coimbra'. Portanto, destacar-se-ia desta primeira reunião de Conselho e fora unânime, a necessidade de criar novas áreas industriais, empresariais e do alargamento das existentes. Intenção essa já manifesta pelo atual Executivo ao pretender aproveitar o próximo quadro comunitário 'PT 2030' para o fazer.
Posto isto, o Conselho Estratégico Municipal para o Desenvolvimento de Coimbra reunira-se, pela segunda vez, a 5 de julho na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. E, depois de aprovada a Ata da Reunião de 21 de abril, os conselheiros assistiram, pela primeira vez, a apresentação da proposta para a 'Estratégia Municipal de Inovação' de Coimbra, pelo então Diretor de Departamento de Tecnologia de Informação e Inovação Digital da CMC - Eng°. Nuno Pimenta e pela responsável pelo 'Centro de Inteligência de Coimbra', Dra. Rita Fernandes.
Entretanto, a recolha de todos os nossos contributos terminara só este ano de 2025, a 21 de março, no sentido de reforçar o propósito desta estratégia como uma iniciativa participada, partilhada e conducente a todo um compromisso coletivo para fazer posicionar o nosso Município como agregador e impulsionador do ecossistema inovador do concelho. E, não terá sido por nada, que fora criado o 'Coimbra Invest Summit' na sua primeira edição a 27, 28 e 29 de setembro do ido ano de 2023.
Inicialmente, constituiu-se em mostra de empresas, por palestras e sessões de capacitação e, como se não bastasse, por uma gala de reconhecimento a PME e Empresas Gazela... e era aqui que queria chegar, levando Coimbra ao radar de investidores, como reforço do tecido empresarial já existente! Continuaria o Vereador Dr. Miguel Fonseca: 'Já a partir da edição de 2024, este evento se assume como uma oportunidade de abrir Coimbra para o mundo, com um posicionamento que se quer cada vez mais internacional e direcionado para clusters que são fortes e diferenciadores'. Nesta mesma reunião e só para finalizar, também o Diretor de Departamento de Desenvolvimento Económico, Empreendedorismo, Competitividade e Investimento da CMC, Dr. António Albuquerque, propora a constituição de um grupo de trabalho, no âmbito deste conselho, para se iniciar o processo de revisão dos regulamentos municipais para apoio ao investimento, com o objetivo de os simplificar, tornarem-se mais acessíveis e transparentes.
Até à próxima publicação de 'seis', a 25 de abril do corrente, que estabelecerão todo o desempenho deste inédito Conselho Estratégico Municipal para o Desenvolvimento de Coimbra em termos autárquicos.
Dr. Adriano J. M. Ferreira - Conselheiro Estratégico Municipal para o Desenvolvimento de Coimbra