O Gira-Bairro

Carlos-Guedes46.jpg

[…

 

É uma das boas energias da Quintinha… Um melro lindo. Anda, pela área, connosco, há uns bons meses. Discreto e, cumulativamente, fazendo-se notar. Sempre presente e divertido.

 

Brinca com os gatos e os gatos não o apoquentam… Os tarecos até com ele partilham as malguitas de granulado e as de água fresca. E ele não os teme. E é giro apreciá-los na pacífica amizade deles. E o melro adoptado vai trazendo passarada nova que, unida, nos delicia e presenteia com sinfonias inesperadas. Não são pássaros azuis, como os do ocaso de “Crónica de 7 Vidas”. Estes, hoje, têm penugem mais escura.

 

Fotografou-se o nosso menino-ave que está sempre a aguardar ansioso por que eu retorne das engenharias. E é uma delícia observá-lo - a ave já sabe a que horas chego da lida e que lhe trago uma guloseima. E eu, mal o vejo, logo recordo que, quando em vez, até no meu ombro poisa se me distraio inerte a ler, por debaixo de uma sombra das minhas preferidas. O melro já sabe que lhe queremos bem.

Dei-lhe o nome de Gira-Bairro. Gosto dele. Até porque ele também aprecia as cores das plantas que eu rego, sem as maltratar. E é lindo o Gira-Bairro.

 

[Digam lá se não é?]

 

…]

 

© Luís Gil Torga

(O Autor não respeita o AO90)

(Foto: © Inês Martins)