O CRIADO DO CHINÉS

O-criado-chines.png

Ucrânia e Taiwan na agenda de Xi e Putin

 

Quem diria, ver a cena em que Putin faz de criado de quarto de Xi Jiginping , tal como a imos ontem ?.

Quando Mao Tse Tung iniciou a caminhada, ainda nos anos quarenta do século passado, de que resultou a implantação do comunismo na China, não foi apoiado por Estaline, este apoiou Chiang Kai Chek.

E quando, já com a vitória de Mao à vista a Rússia Estalinista retirou o apoio a Chang então já instalado na Formosa, fê-lo contra vontade, concedendo-lhe menos de uma quarto da ajuda que já estava investindo na Polonia, com vista à instalação comunista que ainda duraria meio século.

A ajuda russa foi na altura considerada a pequena ração que a panela de ferro de Moscovo concedia à panela de barro da chinesa.

O comunismo chinês foi sempre olhado como sendo um comunismo menor, baseado num campesinato analfabeto.

Até ontem, quando o novo Mandarim, sobrepondo-se ao pequeno czar de joelhos perante si, vingou o velho Mao tsé Tung de todas a afrontas recebidas.

A China será a grande vencedora da porcaria que Putin cometeu.

E quem como eu que se lembra muito bem do que foi a relação sino-soviética, quando a China, humilhada, retorquia com o "revisionismo de Moscovo e classificava premonitoriamente a União Soviética como sendo " um tigre de papel", viu ontem um Putin humilhado por um sucessor de Mao, que o olhava com o maior ar de comiseração na certeza que lhe vai retirar tudo quando quiser, só se pode felicitar, concluindo:

- Valeu a pena ter vivido o tempo suficiente para assistir a este momento histórico. Um leader europeu ajoelhado perante um leader chinês. É o segundo trambolhão dado por um dirigente russo perante o Oriente. O primeiro foi a derrota da Esquadra russa perante a esquadra japonesa em 1905, na Manchúria.

No meio de tudo isto, Putin já perdeu, deitando por terra a lenda do grande exército russo. Mas podem estar para acontecer coisas no seu estrebuchar,

Firmino Silva

Em Amadeu Homem