Editorial 24/11/2023
QUE ORIENTAÇÃO DEVEMOS TER?
Hoje, escrevo este editorial rodeado de obras de arte com o tema da Rainha Santa Isabel, padroeira de Coimbra. Pode parecer coisa pouca nos dias que correm, com demasiada pressa. Talvez pressa em morrer porque essa é a verdadeira meta desta nossa corrida.
Para trás ficam os ensinamentos da Princesa de Aragão, Rainha de Portugal, Santa para os crentes e Filósofa para os que aprofundam a verdadeira Filosofia. Que ensinamentos importantes eram esses?
- Mas não foi só o milagre das rosas?
Os ensinamentos foram muitos, mas podemos referir o mais importante como o anuncio do Tempo do Espírito Santo onde acabavam as cadeias, terminava a fome, deixava de haver poderosos e era coroada uma criança.
Os mais materialistas podem considerar crendices, mitos e “sebastianices”, mas esses entregam a fé no ser humano em troca de uma clara desorientação de que começa a invadir Portugal e que está a tornar o Mundo cada vez mais Imundo. Perdemos a esperança se nos afastarmos do que nos anuncia como verdadeira meta a Padroeira de Coimbra.
Por esta falta de orientação iniciamos com o artigo «VAMOS VOLTAR A TER CÁ A TROIKA?»- não é esse o medo da maioria dos portugueses sem “cunhas”?
As alternativas partidárias deixam muito a desejar. Por essa razão desmontamos os privilégios do partido que mais cartazes faz contra a corrupção e abuso de poder no artigo «CHEGA DE PRIVILÉGIOS!»
Não falamos sobre a guerra entre Israel e o grupo terrorista do Hamas (estamos todos cansados e tristes com tanta guerra), mas apontamos uma das consequências que vai criar mais ódios: a morte da esperança na Paz e trazemos um dos casos que ilustra a maldade que vai prevalecer, mesmo depois desta guerra terminar no artigo «O QUE A GUERRA ROUBOU».
Se morre a esperança no ser humano, nada resta à humanidade. Foi neste espírito que denunciamos a hipocrisia de uma das famílias mais importantes que pouco ou nada faz para dar esperança a Portugal no artigo «UMA DAS FAMÍLIAS QUE CONTROLA PORTUGAL». Infelizmente esta família não é a única.
Terminamos com a denúncia de determinados produtos derivados da canábis. O perigo aumenta quando falta a esperança, é questionado o papel da Educação, mas aparece o alienamento das pessoas em produtos que matam o resto de humanismo. Importante que se leia para que todos possamos ter claro como o mercado, cada vez mais selvagem, vai terminando com a humanidade. O artigo intitula-se «GOMAS DERIVADAS DE CANNABIS PREJUDICAM A HUMANIDADE».
Depois temos o artigo «REDE SIRESP PROMETE QUE NA PRÓXIMA DÉCADA VAI DAR UM “SALTO TECNOLÓGICO”». Tenhamos confiança.
A nossa amiga e mais ativa colaboradora, Manuela Jones, traz-nos um artigo de opinião que nos revela um pouco sobre a razão que estará por detrás do aumento do preço do azeite em Portugal, como o titulo «TEMPOS DE MUDANÇA PARA OS AZEITEIROS».
A nossa amiga e atenta colaboradora, Rosário Portugal, traz-nos um artigo que nos obriga a grande reflexão sobre Portugal, mas que no final dá uma leve brisa de esperança no seu artigo de opinião «QUE NÃO NOS FALTE A ESPERANÇA NESTE MUNDO VIRADO DO AVESSO!»
O nosso devoto colaborador e atento conhecedor, Adriano Ferreira, traz-nos um importante artigo de opinião «HISTÓRIA TRIDIMENSIONAL DA INDÚSTRIA
E COMÉRCIO DE COIMBRA DOS ÚLTIMOS SÉCULOS (Segunda Jornada)» que nos faz ver o que, grande parte das vezes nos passa ao lado. Ler para refletir.
O eminente Paulo Freitas do Amaral traz-nos um artigo com que todos nos vamos identificar pela insistência de quem quer vender no seu artigo «EU SÓ QUERIA LIGAR A LUZ».
Damos conta do que aconteceu quando a «SHINE presidiu sessão sobre prescrição social no 43º Congresso Português de Geriatria e Gerontologia» Um tema importante nos dias de hoje a Geriatria e a Gerontologia.
Damos a excelente notícia de que a ginasta Beatriz Morais representou as nossas cores nacionais na competição Individual Feminina, sendo a 2º melhor ginasta portuguesa, obtendo um 32º lugar na prova. Para O Ponney e para a AGDCentro, “estão de parabéns os ginastas do Centro e o clube onde treinam que colocam a nossa Ginástica Aeróbica no mundo, e com potencial cada vez mais crescente para resultados ainda mais ambiciosos”. Nunca é demais lembrar o esforço que fazem os ginastas de Coimbra para lutarem pelo espaço que ainda não é suficientemente dado pela comunicação social. O Ponney faz um esforço para compensar esta falta.
E terminamos com um artigo sobre o modo de sobrevivermos em meios muito adversos e sem as comodidades que hoje temos e que é cada vez mais transitório do que permanente. Aconselhamos o artigo «SOBREVIVÊNCIA E PREPARAÇÃO» da autoria de José Ligeiro.
Voltamos à pergunta que dá título a este editorial «QUE ORIENTAÇÃO DEVEMOS TER?» e a resposta deve cada um procurar para si. Talvez estes artigos que trazemos possam dar algumas pistas...ou talvez não! Mas é nossa esperança que cada um de nós possamos ser mais humanos.
Para todos quantos entendam criticar ou elogiar, agradecemos que nos enviem para o endereço de e-mail d’O Ponney :
info@oponney.pt
Saudações conimbricenses;
José Augusto Gomes
Diretor do jornal O Ponney