Editorial 10/10/2025
GAITEIROS, BOMBOS E PROMESSAS ELEITORALISTAS
Hoje, sexta-feira, estou a escrever este editorial rodeado por um imenso barulho de bombos, gaiteiros e por promessas eleitoralistas berradas como bezerros desmamados.
Neste tormento de ruídos, próprio de quem berra para que não se perceba que não têm razão, abro o livro «Uma Campanha Alegre» do meu amigo Eça de Queiroz e, em página ao acaso, não é que o Senhor Eça me conduz até Maio de 1871. Pois também Eça falava das questões dos partidos políticos com mais importância nas eleições com estas palavras: « (...) vivem num perpétuo antagonismo, irreconciliáveis, latindo ardentemente uns contra os outros (...)». Mais adiante, Eça, lembra que nada têm de diferentes. Todos iguais nos pretensos ideais.
Hoje, no século XXI, e separados por quase dois séculos, continua tudo muito parecido. Com a diferença de que no século XXI não se cumpre com o que prometem, os candidatos, em campanha eleitoral. Isto de maneira perfeitamente descarada e sem qualquer consequência!
Caso contrário vejamos: desafio a que cada um de nós, pegue numa folha de papel e divida ao meio com uma linha. De um lado aponte as áreas de maior importância de que cada uma das listas, que concorre à Câmara Municipal de Coimbra, tem para o Concelho. Do outro lado as suas divergências das listas em relação aos seus oponentes. Veja qual o resultado e para onde pesa mais. Ou seja, há uma clara convergência para dizerem que resolvem o básico, mas sem nenhuma ideia inovadora para Coimbra - que foi a primeira capital de Portugal!
A triste notícia é que nem os tão aclamados problemas básicos são resolvidos! Em 18 distritos, que dividem politicamente Portugal Continental, mais as ilhas que constituem os Açores e da Madeira (o que dá 20 regiões), Coimbra está em quinto lugar com o arrendamento por metro quadrado mais caro. Com mais pormenores no nosso artigo «COIMBRA É O QUINTO DISTRITO COM ARRENDAMENTO MAIS CARO».
Apesar de Coimbra ter o arrendamento mais caro, as políticas para o ambiente continuam sem um planeamento municipal adequado. Para além do mau tratamento às grandes árvores urbanas, para depois as cortarem, como única solução possível, o que ilustra tristemente a falta de ideias corretas dos executivos de Coimbra. Agora, a lista que ainda está no poder municipal, aparece com uma ideia que perpetua as políticas anti-ambientais. Para analisar no nosso artigo «MAIS CRIMES AMBIENTAIS» denunciamos as más práticas ambientais que desejam perpetuar para Coimbra.
Se Coimbra foi conhecida, em tempos salazarentemente opressores, como cidade reivindicadora, hoje é conhecida como uma cidade que está a ser amordaçada. A liberdade de expressão de forma satírica, tão característica de Coimbra, pode ter os dias contados se encolhermos os ombros às ideias que têm presidido os últimos quatro anos na Câmara Municipal de Coimbra. Assim trazemos o artigo sob a forma de adivinha: «QUAL É A MAIOR AMEAÇA À TIRANIA EM COIMBRA?»
O Ponney traz também a notícia «“METROBUS” É O ARGUMENTO PRINCIPAL NESTAS AUTÁRQUICAS» onde explicamos o que está por detrás dos panos de um dos assuntos mais falados nesta campanha para as Autárquicas 2025.
Terminamos os artigos de destaque com «MAIS DE 10 MILHÕES DE EUROS LANÇADOS PELA JANELA». Portugal um país que vive de mão estendida para a Europa, mas tem em Coimbra uma atitude de claro despesismo bastante polémico. Há que fazer as contas e saber por que razão não há dinheiro para higiene, transportes e escolas. Um artigo para pensarmos durante a reflexão política.
Depois temos mais uma tira da DANI para aprendermos a preservar a nossa alimentação mediterrânica como fonte de aumentarmos a nossa saúde e bem-estar. A rir somos mais saudáveis.
Para manter o humor, iniciamos os artigos de opinião com este título: «IR AO PSICÓLOGO PARA LEVANTAR QUESTÕES POLÍTICAS», escrito pela nossa grande amiga Maria Júlia, o que é oportuno neste momento de reflexão.
De reflexão temos, também, o artigo da nossa amiga Rosário Portugal que nos traz «AUTÁRQUICAS 2025 EM COIMBRA» que sem papas na língua diz o que pensa.
Depois temos um artigo que nos toca a emoção e escrito pela nossa sempre presente Manuela Jones. Um artigo que nos fala de «ABANDONO».
Terminamos com mais um artigo de Adriano Ferreira que relata o que se anda a pensar fazer, talvez um dia, para apoiar a economia de Coimbra.
Muitos outros artigos temos para que possam procurar nas diversas áreas.
Para todos quantos entendam criticar ou elogiar, agradecemos que nos enviem mensagens para o endereço de e-mail d’O Ponney :
info@oponney.pt
Saudações conimbricenses e não se esqueçam de votar neste domingo;
José Augusto Gomes
Diretor do jornal O Ponney