Editorial 09/02/2024

EDITORIAL 09 02 24

A LUZ

A Luz é o tema desta semana e a ‘luz’ que me refiro é para que as aparências não nos possam iludir.
Este jogo de aparências é muito utilizado na política: o das aparências poderem iludirem, como num passe de ilusionismo. Por essa razão, entendemos muito importante a nossa missão de trazer alguma luz sobre alguns assuntos que consideramos básicos.

De nada serve falarmos do óbvio ou, pior, sermos porta-voz de quem abusa de poder.

Não é essa a missão de um jornal como O Ponney. A nossa missão é o de incomodar, de escrutinar, de investigar, é sobretudo publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Tudo o resto é propaganda. Não prescindimos do nosso principio ativo, venha quem vier.

Por isso trazemos alguma luz sobre a «POLÉMICA COM A ALIENAÇÃO DE PRÉDIOS DA AUTARQUIA». Um assunto que deve merecer a nossa reflexão para percebermos o todo do problema relacionando com mais alguns dados.

Dados que são importantes para o nosso dia-a-dia como o artigo «TOME NOTA PARA A SUA DECLARAÇÃO DE IRS» onde damos algumas dicas para estarmos mais atentos. O dinheiro que entregamos nos impostos é demasiado caro para nos darmos ao luxo de não estarmos atentos e sabemos que as finanças é, talvez, o único sistema do Estado que funciona muito bem.

Assim, trazemos o artigo «O PARAÍSO DO ABUSO DE PODER» onde clarificamos parte de quem tem poder para usar para outros fins o dinheiro público. Apontando uma certa demagogia escondida.

Tal como alertamos alguma demagogia já usada em campanha política com o artigo de Rosário Portugal que nos traz «DEMAGOGIA OU CRENÇA NA INOCÊNCIA DOS ELEITORES?». Vamos olhar e ouvir com mais atenção.

Atenção que nos obriga a termos mais atenção a um novo sistema de piratas-informáticos onde com alguns dados, que consideramos menos importantes, acabam por nos fazer muito mal. O artigo «TENHA MUITO CUIDADO!» - explica como já estão a fazer em França.

Noticiamos também a «EVOCAÇÃO DO ANIVERSÁRIO DA RAINHA SANTA ISABEL» que é já este domingo. Não podemos perder os festejos do nascimento terreno da padroeira de Coimbra.

Também uma conimbricense de Santa Clara é Manuela Jones que nos traz o artigo «O RELÓGIO E AS MARIONETAS», sendo uma importante opinião sobre a forma como nos deixamos escravizar por um certo tempo...ou um “relógio”. Uma reflexão importante.

Temos outro artigo de opinião trazido por Carla Marques. O desafio foi-me feito para publicar uma visão política oposta à minha e nem hesitei em publicar. Mesmo não concordando defenderei o direito a ser dito e publicado no nosso jornal O Ponney. Apesar de concordar que o «PCP É FUNDAMENTAL PARA A DEMOCRACIA», já a ideologia e a prática comunista nunca me convenceram. Mas um jornal livre e isento deve dar voz a todos os que se queiram expressar de forma correta socialmente.

António Castelo Branco, ilustre e atento à verdadeira cultura popular, explica-nos o que é isso do «O jantar do Santo Entrudo». Para ler no nosso espaço da Cultura.

Sendo o desporto uma forma igualmente cultural, trazemos o artigo «Acrobática e Rítmica em Destaque no centro» onde damos conta do que se faz pela ginástica em Coimbra.

A notícia de um evento «BE_SAFE PORTUGAL» que vai ser realizado no dia 14 de Fevereiro - dia dos namorados - e onde se trata de um assunto muito sério e preocupante: a ciberviolência. É um assunto que está na área da nacional, mas que diz respeito a todos nós.

Damos, também, a fantástica notícia «WRC VODAFONE RALLY DE PORTUGAL ATINGE MÁXIMO HISTÓRICO DE 164,7 MILHÕES DE EUROS NA ECONOMIA». Um assunto nacional transversal a todas os Concelhos onde foi realizado este evento.

Anunciamos «Apresentação da Coleção de literacia financeira para crianças e jovens» escrito por Ana Viegas e que nos dá uma visão clara e necessária sobre esse mundo das finanças. Ler na área da Cultura.

Na área das Curiosidades, José Ligeiro traz-nos mais dicas para sobrevivermos. Desta feita pergunta-nos «VOCÊ PODE BEBER ÁGUA DE UM CATO?» - sabe responder? Julgando saber ou não vale a pena ler este nosso artigo.

Que tenham um excelente fim-de-semana devidamente “iluminado” para estarmos mais esclarecidos.

José Augusto Gomes
Diretor do jornal O Ponney