SEGUNDA CARTA ABERTA AO EXECUTIVO DA CMC
O jornal O Ponney publica a segunda Carta Aberta de autoria de Sancho Antunes, motorista nos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC), por entender que esta informação é correta e necessária a todos os cidadãos de Coimbra. Sobretudo para o executivo da Câmara Municipal de Coimbra.
Apesar da Senhora Vereadora e Presidente do Conselho de Administração dos SMTUC, Ana Bastos, dizer desconhecer a primeira Carta Aberta, argumentando que não tem tempo para andar nas redes sociais (numa perfeita desconsideração por quem aponta erros), a realidade é que também não deve ter tempo nem para ler os jornais digitais de Coimbra e, mais grave, não ler os documentos que lhe são dirigidos.
Sabemos que a maior parte dos jornais de Coimbra, sobretudo os impressos, não gostam de se incompatibilizar com o poder dando espaço para quem reclama e aponta os erros do executivo. Sendo ainda mais grave que o jornal «Campeão das Províncias» tenha usado a reclamação, por um tratamento digno para com os motoristas, para achincalhar a situação começando pelo título, “XIXI DOS MOTORISTAS” e terminando na desconsideração levantada pela Vereadora da oposição.
Por isso e por tanto desrespeito continuado para com os motoristas dos transportes municipais, entende o jornal O Ponney trazer a público a realidade, que não é a ilusão partidária, mas a versão de quem anda no terreno, escrita por um dos motoristas mais atento e por isso a realidade como se apresenta!
Numa atitude de defesa da Democracia e de absoluto respeito por quem trabalha e tem que ter tempo para defender a cidadania, diferente de quem recebe para atender os cidadãos e não o faz, O Ponney apresenta aos nossos leitores a carta que nos merece reflexão:
«Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal de Coimbra; Exma. Senhora Presidente do Conselho de Administração dos SMTUC; Excelentíssimos Vereadores eleitos e todos quantos interessarem a defesa do Concelho de Coimbra;
Complementando a minha Carta Aberta sobre a realidade com que os motoristas dos SMTUC todos os dias são confrontados e que se opõe à versão oficial apregoada ao público, cabe-me enviar novamente outra carta aberta ao Senhor Presidente da Câmara de Coimbra e aos Vereadores, que pertencem ao executivo e aos que são da oposição.
É necessário para o bom funcionamento do Concelho de Coimbra que se deva acrescentar que dos 7 locais para rendição de motoristas dos transportes municipais de Coimbra - só 2 deles têm casas de banho e local para tomar a refeição!
Importante também é saber que a maioria dos motoristas têm ordenados muito baixos o que não permite recorrer a locais onde servem comida (nem sequer aos mais modestos estabelecimentos) o que obriga a comer no próprio local de rendição.
Permitam-me, senhores e senhoras eleitos pelos votos de todos, elencar os pontos de rendição e quais as condições da nossa realidade:
1_Portagem/beira rio - existe casa de banho e sala de motoristas;
2_Casa do sal - existe casa de banho e sala de motoristas;
3_Praça da república- NÃO tem casa de banho nem sala de motoristas;
4_Estádio Cidade de Coimbra- NÃO tem casa de banho nem sala de motoristas;
5_Piscinas da Pedrulha- NÃO tem casa de banho nem sala de motoristas;
6_Interface de Eiras - NÃO tem casa de banho nem sala de motoristas;
7_Rossio de santa Clara - NÃO tem casa de banho nem sala de motoristas.
Além destes locais temos o interface de Cernache que foi prometido um WC neste local, mas que nunca existiu!
De referir que alguns locais destes referidos dispõem de WC de moedas alugados à empresa de mobiliário urbanos JCDecaux, em que nos foi entregue uma chave para usar na falta de instalações mas infelizmente todas estão fora de serviço!
O espaço referido pela vereadora sobre a sala da portagem, os cafés não são obrigados nem têm obrigação de ceder os seus sanitários aos motoristas, essa responsabilidade pertence aos SMTUC.
De referir igualmente para bem do Concelho de Coimbra que o atual Presidente da Câmara, enquanto vereador da oposição, chegou a questionar o antigo executivo pelo falta das condições nestes locais. Mas já lá vão dois anos sem que se afigure qualquer solução!
Termino com um último esclarecimento: no dia 4 de setembro foi enviada a minha anterior Carta Aberta a todos os Vereadores, Presidente, e reforçado com um e-mail geral para a Câmara e enviada para os jornais de Coimbra onde apenas foi publicada no jornal digital O Ponney.
Bem sei que os senhores eleitos terão outros afazeres, mas o que trato é para a defesa do Concelho de Coimbra que quero acreditar que é um empenho de todos.
Melhores cumprimentos
Sancho Antunes»