OFERTA AO MUSEU ACADÉMICO

Pedro-Dias-17.pngPedro-Dias206.png

A minha prima Ana Maria Sabino Domingues ofereceu ao Museu Académico da Universidade de Coimbra 14 Pratos evocativos do "Centenário da Sebenta" além de uma estatueta do "Almirante Rato".

Em 1899, para assinalar o que chamaram “o Centenário da Sebenta” e munidos do reconhecido humor satírico foram executadas várias colecções destes pratos, que contam a história do aparecimento da Sebenta, uma paródia que os estudantes resolveram fazer, em 1899.

A Ana Maria está a viver no Porto, e achou que “para que ficasse em boas mãos, nas mãos de quem se interessasse pela coleção, a Universidade de Coimbra, mais concretamente o Museu Académico, que seria o sítio certo”, no que teve o acordo de todos os descendentes dos escultores João Machado e João Machado Júnior, que foram seus detentores. Pessoalmente aplaudi a iniciativa, na sequência de outras doações que a família já fez ao Museu Nacional de Machado de Castro. O escultor João Machado é bisavô de ambos, e João Machado Júnior, de quem ela recebeu a colecção directamente, seu avô e meu tio avô.

A Universidade organizou uma muito simpática cerimónia, para receber a doação.

P7.-Dias.pngPedro Dias