José Freixo - Homenagem a um esquecido...
Há figuras de Coimbra incontornáveis. De todos os estratos sociais. Das ciências, da cultura, da política, mas também figuras humildes, sem grande estatuto social, que, no entanto, tiveram o seu papel relevante na "estória" da cidade, da Academia e da Associação Académica.
Falo do Senhor José Freixo, guarda/guardião do velho Campo de Santa Cruz, onde foram "produzidos" grandes e talentosos futebolistas.
Frequentei, anos e anos a fio, o Campo de Santa Cruz. Em criança, na adolescência e como adulto. Brinquei, joguei (futebol, hóquei, andebol, basquetebol...) no Santa Cruz. Sempre sob a guarda, vigilância e "pachorra" do Senhor José Freixo, que, zelando por aquele enorme espaço, zelava, sobretudo, pelo bem-estar de todos os que o frequentava.
Foi no Santa Cruz que nasceram os seus filhos: José Freixo e Gregório Freixo. E foi ali que ambos se tornaram futebolistas de eleição, com a camisola da AAC. Que grandes jogadores! Que grandes amigos!...
Quem, como eu, viveu e acompanhou a família Freixo no Campo de Santa Cruz durante décadas, não pode ficar indiferente a esta grande figura de Coimbra... E, já agora, ficava bem a Associação Académica de Coimbra promover uma homenagem e recordar o Senhor José Freixo. É justo e os seus descendentes merecem...
José Carlos Silva