INCONGRUÊNCIAS NO TRÂNSITO DE COIMBRA

INCONGRUENCIAS NO TRANSITO DE COIMBRA1

 

O senhor Presidente da Câmara Municipal de Coimbra entendeu exibir, com forte protagonismo - dado a repetição do assunto, o aumento das multas feitas pela Polícia Municipal (PM que não é a Polícia Militar). Numa tentativa para dissuadir o mau estacionamento em Coimbra, mas a verdade é que nem todos os sítios em Coimbra têm a acutilante vigilância do senhor Presidente, José Manuel Silva, nem dos agentes da PM.

Mesmo sabendo que há sítios e Sítios em Coimbra, o Presidente José Manuel Silva coloca na sua página uma fotografia de um automóvel mal estacionado junto à igreja românica, conhecida como Sé Velha. Com uma legenda dizendo que «Se conhecerem o dono deste carro, digam que foi multado.» O que causou enorme polémica em Coimbra. Nessa fotografia identificava-se uma criança, ao que se sabe, não foi dado permissão para a publicação.

Outra polémica, que esta publicação levantou, era o uso de um método que talvez não seja muito próprio para um Presidente de um Município universitário (que deveria ser referencia no sentido cívico).

Mas polémicas à parte, a verdade é que também há fotografias (como a que ilustram este artigo) que testemunham que veículos da Câmara estacionam em cima dos passeios ou de ruas entupidas com estacionamento de diversas viaturas que impedem a passagem de autocarros ou outros que necessitem de passagem. O que entra em contradição com a exibição do senhor Presidente da Câmara de Coimbra.

Qualquer viatura, seja automóvel, carrinha, trotineta ou o que seja, que esteja estacionada em local inapropriado deve ser multado. Mas há condições mais urgentes do que outras. O caso de ruas mais estreitas como a Alta de Coimbra, o Polo I, junto às escolas (primárias e secundárias) onde não há qualquer respeito no estacionamento ou na avenida Marnoco e Sousa (onde está localizada a sede da Associação Nacional de Municípios Portugueses - ANMP) onde os muitos automóveis estacionam até caravanas estão estão estacionadas. Estas infrações de transito nestes espaços impedem a passagem de autocarros ou de ambulâncias que necessitem de passar por estas zonas.

Enquanto há muitos espaços sem a vigilância da Polícia Municipal o senhor Presidente da Câmara de Coimbra continua a publicar textos como estes:
«Informação pedagógica de regulação do ESTACIONAMENTO
semana de 18 a 22 de Março
- 197 informações de transgressão
- removidas 17 viaturas por estacionamento abusivo
- retirados 15 veículos abandonados
A Polícia Municipal continua a trabalhar na regularização do trânsito nos pontos e nos momentos mais críticos das obras em curso.
A PM tem muitas outras competências, segundo a Lei n.º 19/2004, de 20/05, que, com o seu reduzido quadro de agentes, desempenha consoante as necessidades e a disponibilidade de recursos: (coloca todos os artigos da legislação).»

Por outro lado as próprias viaturas da Câmara, que deveriam ser exemplo, podem ser encontradas em infração grave - como se pode ver numa das fotografias.

O que é ainda mais grave é que faltando o exemplo de correção por parte da própria Câmara, a publicação das “informações pedagógicas de regulação do ESTACIONAMENTO”, como escreveu o senhor Presidente da Câmara, só aumenta a crítica e a falta de confiança dos cidadãos moradores no Concelho de Coimbra.

É o alerta de O Ponney: cuidado com as incongruências quando se deseja educar!

 

INCONGRUENCIAS NO TRANSITO DE COIMBRA2

AF