Há livros e locais

Remanso-Jose-Eliseu2.png

Há livros a que dou honras de casa de banho...

"Este que vos deixo" de António Aleixo é um deles. Todos o deviam ler e meditar sobre as suas quadras soltas enquanto esperam e guardar os ensinamentos absorvidos em vez de lhes dar seguimento igual ao que largam e depois esquecem.

O homem não era só um poeta popular. Sabia o que dizia quando escrevia aquilo que ainda hoje é actual e sempre será.

A sua filosofia de vida e análise da mesma permanece imutável.

Lê-lo diverte, ao mesmo tempo que nos faz meditar na verdade dos seus versos. Simples e directos, sem rodriguinhos a enfeitar as estrofes tão em voga em alguns poetas abusadores de palavras caras que de barato nada dizem. Mesmo quando rimam...

Não sou versado em literatura e muito menos crítico da mesma. Não me recordo sequer quando este pequeno grande livro me veio parar ás mãos. Sei que há anos se situa na mesma estante de casa de banho a que muito poucos dou essa honra e não me canso de o ler e reler, tanto nas horas apertadas como nas de espera, onde a impaciência é atenuada pelos momentos de leitura.

Não sei se mais alguém possui uma minibiblioteca num sítio onde para a maioria é só um lugar para ir e vir.

Eu gosto de estar.

É dos sítios onde a solidão nos confere montes de prazer e as ideias surgem ao mesmo tempo que podemos alimentar a mente à medida que aliviamos o corpo.

Conheci muitos bons autores neste local onde todos somos iguais.

Hoje em dia devia ser proibido o uso de telemóveis nestes locais. É uma ofensa ao sacralizante acto de cagar!

Nós, o vaso sanitário e um bom livro onde apenas umas quantas páginas bastem, tantas quantas as necessárias para o acto em si, são suficientes para uns instantes de felicidade num mundo em que fora deste, só merda se vislumbra em redor...

Art by: José Eliseu - Remanso (óleo s/ tela)

José Eliseu