COIMBRA - AUTOCARROS FALTAM ÀS AULAS

5 AUTOCARROS FALTAM A ESCOLA1

 

«A Semana Europeia da Mobilidade (SEM) 2023 é assinalada, em Coimbra, com um vasto programa de iniciativas promotoras da mobilidade sustentável, com atividades que pretendem, por um lado, promover a reflexão e a discussão sobre esta temática e, por outro, incentivar a mudança de hábitos comportamentais em prol de uma mobilidade mais sustentável.» Podemos ler no site da Câmara Municipal de Coimbra que fez uma conferência de imprensa nesta quarta-feira dia 14 de Setembro.

Mas a realidade da gestão dos transportes municipais do Concelho de Coimbra é oposta a esta campanha. Falta a “reflexão” e falta “ incentivar a mudança de hábitos comportamentais em prol de uma mobilidade mais sustentável”.

Os Vereadores que fizeram a apresentação do programa da SEM não costumam apanhar autocarros para se deslocarem em Coimbra, mas querem “incentivar a mudança de hábitos comportamentais em prol de uma mobilidade mais sustentável” para as outras pessoas que não são eles - o que já de si é uma enorme incoerência.

Mesmo assim a senhora Vereadora Ana Bastos e Presidente do Conselho de Gestão dos SMTUC anuncia o fecho das ruas ao trânsito automóvel, a acrescentar às ruas fechadas devido às obras do Metro Mondego, como se andasse de autocarro normalmente.

Claro que se compreende que os senhores Vereadores e senhoras Vereadoras não andem de autocarro para darem o exemplo na mudança de hábitos em prol de uma mobilidade mais sustentável, pois há pelos menos 60 autocarros imobilizados nos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC). Quanto aos que circulam uma grande parte está em risco de avariar.

Parte destes autocarros são herança do anterior executivo, mas os autocarros comprados por este executivo ao Barreiro estão também completamente rebentados, mas não há responsáveis.

Foi gasto o dinheiro público sem que haja sequer um pedido de desculpa. O que é irónico dado que este executivo era extremamente crítico à gestao dosm SMTUC. Onde o próprio Presidente (na altura Vereador da oposição a Manuel Machado) chegou a fotografar autocarros avariados. Hoje, como Presidente da Câmara de Coimbra, poderia continuar a colecionar fotografias de autocarros avariados. A continuidade de má gestão é evidente, apesar de tentatrem colocar cartazes de atividades idênticas a esta a taparem os problemas.

Para além destes problemas que já são demasiados, ainda faltam 15 chapas (as chapas são autocarros que andam com uma parte de horário de uma linha de autocarro - em média andam entre 1 chapa a 8 chapas por linha). Ou seja há 15 linhas que não cumprem pelo menos um dos horários.

Imaginem que um aluno apanha um autocarro a uma hora para estar na escola e que falha essa chapa - equivale a dizer que o aluno só tem autocarro no horário a seguir. Ou seja chega à escola no horário a seguir que pode bem ser no mínimo 15 minutos depois.

Informamos que o Conselho de Administração dos SMTUC entenderam não mandar arranjar estes autocarros durante as férias escolares, o que soma ao erro.

Claro que têm que ser corrigidos os erros.

Nós, no jornal O Ponney, vamos listar os problemas para que a Semana Europeia da Mobilidade (SEM) 2023 não seja em vão.

1º É necessário que a confiança nos transportes públicos seja clara e por isso o exemplo tem que vir de cima. Os Vereadores têm que andar de autocarro para provarem o que dizem fazer neste evento: “incentivar a mudança de hábitos comportamentais em prol de uma mobilidade mais sustentável”? E onde está o exemplo? Nota: está-se a falar do uso quotidiano e não apenas uma viagem planeada;

2º Explicação sobre o que está planeado fazer-se aos 60 autocarros completamente imobilizados. Explicar o que aconteceu com os autocarros comprados ao Barreiro e de quem é a responsabilidade. Já agora atualizar as Atas das reuniões do Conselho Administrativo dos SMTUC que andam muito atrasadas;

3º Dado as faltas de chapas, explicado anteriormente, é necessário e urgente que se façam alterações nos horários para que os autocarros cheguem a horas. A falta de autocarros, sem que sejam corrigidos os horários, levam a atrasos se refletem nas organizações de Coimbra. Que em vez desta cerimónia para esconder os erros deveria ser feita para corrigir o que de errado está;

4º Explicar que os últimos autocarros comprados já estavam no recintos dos SMTUC, antes mesmo de se fazer um concurso para a sua compra, dado que os autocarros comprados recentemente eram parte dos que tinham sido alugados à empresa de Guimarães. Ficaram os 4 autocarros que tinham sido alugados e que agora foram comprados.

Ser transparente é explicar que o preço dos autocarros é, na realidade, a soma entre o que foi dado adicionado ao aluguer dos autocarros. Parece uma certa concorrência desleal fazer um concurso com um valor quando na realidade é esse valor somado ao preço de aluguer por autocarro.

A promoção e sensibilização para a utilização dos transportes públicos, não deve passar apenas por dar acesso a toda a rede de transportes de forma gratuita. Para ser clara e com uma política honesta tem que ser transparente na ação e com coragem para se enfrentar os erros e com energia para corrigir.

Já agora, é importante que a apresentação do evento se faça dentro do recinto dos SMTUC. Pois é boa prática para a tão prometida transparência.

 

José Augusto Gomes