A lenda de Abidis

Zefe12.png

Abidis é uma divindade da mitologia dos celtiberos e o nome de um rei mitológico relacionado com a cidade portuguesa de Santarém.

Outrora existia junto do rio Tejo um reino verdejante e florido. Nas suas florestas havia muitos animais. Os habitantes eram lavradores e caçadores que amavam a Natureza.

O rei Gorgoris recebeu dos deuses o segredo de fazer o mel. Foi Gorgoris quem ensinou esse segredo às abelhas. Por isso era conhecido no seu reino e até em países longínquos pela alcunha de Melícola.

Gorgoris tinha uma filha única, a bela princesa Capipso, que adorava passear nas areias doiradas das praias do Tejo.

Certo dia, chegou ao cais de Melícola o navio do grego Ulisses que vinha abastecer-se de comida e água e, também, comprar o famoso mel daquela região.

O herói grego desembarcou para falar com o rei, mas encontrou Calipso e logo se apaixonaram; e, esquecidos de tudo, ficaram dias e dias a gozar as delícias daquele país de sol e floridos campos e frondosas florestas.

Os caçadores viram os enamorados e foram contar ao rei Gorgoris, que, furioso, ameaçou de morte o estrangeiro Ulisses, pois não queria que a filha gostasse dele.

Ulisses fugiu, às escondidas, numa noite escura. E a pobre princesa ficou abandonada e à espera de, em breve, ter um bebé...

A criança nasceu linda como um anjo. Num braço tinha marcada a vermelho uma flor que a princesa beijou com muita ternura:

- Ábidis, assim te chamarás!

Melícola mandou pôr o bébé num cesto e lançá-lo ao rio.

O cesto ficou encalhado numa praia do Tejo. Vieram as corças beber ao rio. Uma aproximou-se do cesto. Puxou-o e deu de mamar a Ábidis. O Príncipe foi criado pelos animais do bosque.

Vinte anos depois, o rei Gorgoris estava à morte. Cheio de desgostos, porque não tinha nenhum filho, nem nenhum neto para herdar o reino. Os caçadores falaram-lhe de um jovem, belo e forte, que andava com os animais pelas florestas dos montes e dos vales. O rei ordenou que o trouxessem à sua presença. Armaram-lhe uma ratoeira e apanharam Ábidis.

Logo que o viu, a pobre Calipso, que estava muito doente, reconheceu-o pelo sinal no braço. Gorgoris pediu perdão à filha e ao neto e fê-lo seu herdeiro.

Ábidis governou muitos e muitos anos com justiça e sabedoria. Nos montes, onde foi criado pela corça, mandou construir uma cidade e chamou-lhe Esca Ábidis, que significa as delícias de Ábidis (ou o manjar de Abidis), que teria derivado, em linguagem corrente,para Scalabis.

 

No tempo do domínio romano, Santarém teve o nome de Scalabicastrum, e essa origem permanece na designação dos habitantes, conhecidos que são por escalabitanos.  

Zefe