SHINE 2Europe integra consórcio europeu que lança projeto CURTAIN para combater desigualdades na luta contra o cancro

SHINE21

 

A SHINE 2Europe é uma das 15 entidades parceiras de 9 países que acabam de lançar o CURTAIN Project (beating Cancer ineqUalities thRough liTerAcy IN Europe), uma iniciativa europeia de três anos que pretende reduzir desigualdades no acesso à prevenção, diagnóstico e tratamento do cancro, colocando a literacia em saúde no centro da ação.

O projeto, cofinanciado pelo programa EU4Health e coordenado pelo Centre for Innovation in Medicine (INOMED), da Roménia, teve o seu arranque oficial em Câmpulung e Lerești, entre 9 e 11 de setembro de 2025. A SHINE esteve representada pela sua CEO, Carina Dantas e pela sua Diretora de Investigação, Miriam Cabrita. Carina Dantas destacou que "A literacia em saúde é a base para uma cidadania ativa, informada e capaz de tomar decisões sobre prevenção, deteção precoce e tratamento. Com o CURTAIN, queremos garantir que ninguém fica para trás na luta contra o cancro, seja pela sua origem geográfica, contexto socioeconómico ou nível de conhecimento".

O CURTAIN alinha-se com o Europe's Beating Cancer Plan e com a Missão Cancro da União Europeia, respondendo a uma realidade preocupante: as diferenças de acesso e de resultados de tratamentos oncológicos entre Leste e Oeste da Europa, zonas rurais e urbanas, e comunidades vulneráveis.

Neste contexto, a literacia em saúde assume um papel decisivo, permitindo que cada pessoa acesse, compreenda e use informação fiável para tomar decisões informadas sobre a sua saúde, navegar nos sistemas de cuidados, compreender opções de tratamento e participar ativamente nas escolhas que afetam a sua vida.

Além da SHINE 2Europe, Portugal conta também com a Universidade de Aveiro e o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge como parceiros no consórcio. O grupo reúne institutos nacionais de saúde, universidades, ONGs, centros médicos e associações internacionais.

O encontro inaugural em Câmpulung e Lerești não foi apenas técnico, mas também cultural e comunitário. O consórcio reuniu-se com autoridades locais e regionais, visitou o Lerești Living Lab e participou na exposição "The Art of Networks", que deu voz à comunidade através da arte. O programa terminou com um jogo de walking football, símbolo de inclusão, bem-estar e cooperação internacional.

A escolha simbólica da cidade de Câmpulung — local de origem da primeira carta escrita em romeno, em 1521 — inspirou a mensagem de lançamento do projeto: se nessa época uma carta alertava para um perigo iminente, hoje o CURTAIN ergue uma nova cortina, contra o inimigo invisível que é o cancro.

Até 2028, o consórcio irá desenvolver ferramentas inovadoras e estratégias inclusivas para que todas as pessoas na Europa tenham acesso ao conhecimento que salva vidas.

Flávia Rodrigues
Researcher | Communication