JUNTOS CONSTRUÍMOS COIMBRA - 4
Versatilizado 'Conselho Estratégico Municipal para o Desenvolvimento de Coimbra' 11a. Reunião n'O LUFAPO HUB [Quarta Parte, de um conjunto de 'seis'] Segunda Abordagem (num subconjunto de três)
Como já constatámos, o 'Lufapo Hub' é inspirado em iniciativas internacionais e nacionais de sucesso, como assim, nas novas políticas económicas que privilegiam em primeira instância: a co-criação, a inovação inclusiva e sobretudo o empreendedorismo; apresentando como foco principal a dinamização das indústrias criativas, que terão representatividade já na próxima 4a. Edição do "Coimbra Invest Summit 2026", como quinto Cluster. Como tão bem, o fomento da 'incubação' e 'aceleração' de ideias, potenciando sinergias com as indústrias tradicionais e tecnológicas.
Então, para concluir este procedimento, temos na 'Lufapo Hub' 4 pilares sustentáveis:
1) Creators - nómadas digitais e criadores nacionais/internacionais, preferencialmente ligados aos setores cerâmico, artístico e artesanal, que encontrarão neste espaço 'ateliers' com todas as condições: utensílios, ferramentas, equipamentos e fornos necessários à sua atividade;
2) Coworkers - profissionais liberais e/ou em trabalho remoto, empreendedores e PME's (pequenas e médias empresas), que têm á sua disposição neste espaço as condições necessárias ao desenvolvimento da sua atividade, com infraestruturas de suporte inovadoras e devidamente equipadas;
3) Startups - empreendedores e as suas respetivas equipas com projetos em fase inicial de desenvolvimento, que poderão encontrar neste espaço um ecossistema de inovação e dinamismo propício ao fomento da sua atividade, beneficiando de sinergias com a comunidade empreendedora do 'Hub'; note-se que, a "Traço Técnico - Projetos de Engenharia e Consultoria", trabalha a partir daqui para 'Instalações Mecânicas AVAC' e 'Elétricas de Baixa Tensão' e até 'Infraestruturas de Telecomunicações - ITED', e contam, para o efeito, com instrumentação especializada, levantamento 3D e modelação BLM;
4) Scaleups - empreendedores e as suas respetivas equipas (tal como numa 'startup'), que procuram um ecossistema propício à escalabilidade do seu negócio; encontrarão aqui as pontes e as sinergias para os setores criativos, tecnológicos e tradicionais, beneficiando da rede e infraestruturas disponibilizadas.
Posto isto, apenas deixaria aqui alguns exemplos á margem, só mesmo para clarificar "Ceramicar-te - Cerâmica Artesanal e Oficinas", funciona como um lugar de criação artística e produção de afetos através da própria 'cerâmica'; seja por meio de peças autorais, ou pelas oficinas abertas ao público, oferecendo experiência com o 'barro' e, por conseguinte, explorarando os processos de criação na confeção de peças cerâmicas de pequena e média escala. Já para não falar em 'ateliers' de 'Co-criação de Ilustração & Pintura', porque André Caetano é ilustrador e autor de 'BD' e conta com projetos infanto-juvenis, banda desenhada, livros ilustrados e capas (ele mostrou-nos na visita que efetuamos aqui). E, como se não bastasse, o 'atelier' de jóias 'The No.Name.Brand', uma marca de joalharia desenhada e produzida pela senhora Adriana nesta 'Lufapo', com peças exclusivas em prata.
Não poderei deixar de terminar esta 'segunda abordagem' desta 11a. Reunião CEMDC, sem falar num dos programas mais promissores de Empreendedorismo da 'Lufapo Hub', mais propriamente o 'CITECH Boost', que é um programa de capacitação de empresas e empreendedores; e reparem bem ... para a geração e aceleração de ideias, como tão bem, soluções inovadoras através da cooperação entre as entidades participantes e das sinergias intersetoriais! Por outras palavras, através do fomento do Empreendedorismo e o Intraempreendedorismo de base industrial, estimula-se, promove-se e apoia-se o surgimento e aceleração de novas ideias intrínsecas às empresas e empreendedores dos setores do Habitat, com elevado grau de maturidade. Para isso, a 'Lufapo Hub' interage com a Câmara Municipal de Coimbra (como não poderia deixar de o ser), com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), com o IAPMEI (apoio às pequenas e médias empresas), com o CEARTE (centro de formação profissional para o artesanato e património), com o Instituto Politécnico de Coimbra e com a própria Universidade de Coimbra, que cada vez mais é interativa a estabelecer parcerias com a comunidade empresarial local (ou outra) e em especial neste processo de atuação, tão revitalizador de espaços que outrora foram industriais.
A 'Lufapo Hub', dos 44 projetos alojados à data desta reunião, conta também com um total de 152 colaboradores, dos quais 'oito' são doutorados, 66 são mestrados e 56 são licenciados. Num total de volume de negócios (em dados precisos): 23 milhões e 524 mil euros e quarenta e oito cêntimos.
Até à Quinta Edição desta maratona para as eleições autárquicas!!
Dr. Adriano J. M. Ferreira - Membro do Órgão Consultivo "Conselho Estratégico Municipal para o Desenvolvimento de Coimbra"