AMIZADE - O CAMINHO PARA O SAGRADO

Tolentino-de-Mendonca.png

Etimologicamente, vem do latim «amicitia», cuja origem terá partido através da palavra «amicus», que significa Amigo.

No entanto, a origem desta palavra ter-se-á desenvolvido a partir a palavra latina «amare», que significa amor ou amar.

E a AMIZADE e Ser AMIGO é isso mesmo; uma forma de Amar o outro que se cruza na nossa história, na nossa vida, na nossa caminhada...

Este amor vai muito além de um simples sentimento (ou se gosta ou não se gosta). Diria ou se AMA ou NÃO SE AMA. Arrisco a dizer que é um Amor Visceral, porque é franco, simples, profundo, humilde.

Um Amigo é um porto seguro, um lugar de encontro onde a partilha dos vários momentos (bons e menos bons) é na maioria das vezes feita em silêncio, através do olhar. Há palavras que não são necessárias serem proferidas, porque um simples gesto ou olhar, respondem de modo inequívoco.

E, AMIZADE e SER-SE AMIGO é simplesmente estar próximo de alguém que nos Ama profundamante, seja um Amigo de coração seja Deus, que nos presenteia, diariamente, com o seu amor de PAI.

Como escreveu, Tolentino Mendonça:

"Um amigo é alguém que caminha a nosso lado, mesmo se separado por milhares de quilómetros ou por dezenas de anos. Os verdadeiros amigos revelam-se como aqueles que estão dispostos a acompanhar-nos aconteça o que acontecer.

A amizade é uma experiência que o próprio Deus testemunha. O amigo é a certeza de que Deus não nos abandona.

O olhar do amigo é uma âncora.

A amizade é a aceitação de que Deus nos visita através do que nos é próximo. Com os amigos construímos uma história que é sagrada, mesmo se a nossos olhos parece apenas feita de coisas simples e muito humanas.

A amizade é uma experiência sustentada no perdão.

A amizade autoriza-nos a dizer: «Eu sou porque tu és.»

José Tolentino Mendonça,

Uma beleza que nos pertence