SHINE 2Europe integra iniciativa europeia que quer requalificar e capacitar mulheres com mais de 45 anos
Requalificar, capacitar e transformar vidas. Foi com este propósito que a SHINE 2Europe marcou presença em Lisboa, nos dias 20 e 21 de maio, na reunião transnacional, e primeira presencial, do projeto europeu HERA – Helping Empower Women through Reskilling and Advancement, uma iniciativa inovadora que promete abrir novos caminhos de qualificação e evolução profissional para mulheres com mais de 45 anos em toda a Europa.
Financiado pela União Europeia no âmbito do programa Erasmus+, o projeto HERA reúne parceiros de oito países — Portugal, Grécia, Espanha, Itália, Bélgica, Países Baixos, Suécia e Chipre — numa missão comum: desenvolver soluções concretas para enfrentar um dos desafios sociais mais urgentes da atualidade. A SHINE 2Europe, com um longo percurso em inclusão, inovação e desenvolvimento sustentável, é uma das vozes ativas neste consórcio europeu liderado pela Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa, entidade anfitriã do encontro.
"Este projeto está diretamente ligado à missão da SHINE, através do seu objetivo de criar oportunidades reais de inclusão e participação ativa na sociedade. Dar poder às mulheres para poderem mudar ou melhorar a carreira é dar resposta a uma questão de justiça social e desenvolvimento económico", refere Carina Dantas, CEO da SHINE 2Europe, que participou na reunião com as gestoras de projetos Juliana Louceiro e Andrea Marinho.
A reunião decorreu num ambiente colaborativo, com um programa abrangente que incluiu a definição estratégica das atividades dos HERA Labs, espaços experimentais que funcionarão como laboratórios de co-criação com mulheres de diferentes contextos e perfis. Um dos momentos mais relevantes consistiu no exercício criativo "Imagine a sua mulher HERA", que inspirou uma reflexão profunda sobre os sonhos, barreiras e necessidades das mulheres que o projeto pretende apoiar.
Além de sessões sobre gestão, envolvimento de stakeholders, criação de conteúdos de e-learning e desenvolvimento de um portal comunitário online, os parceiros começaram também a delinear as futuras recomendações políticas, com o objetivo de influenciar positivamente políticas públicas nos vários países envolvidos.
Com a participação ativa da SHINE 2Europe, o projeto HERA dá assim os primeiros passos rumo a um futuro mais justo e inclusivo, onde a idade não representa um obstáculo, mas sim um impulso para a reinvenção profissional e pessoal de milhares de mulheres por toda a Europa.
Flávia Rodrigues
Researcher | Communication