Editorial 19/09/2025
“O QUE FAZ FALTA É AVISAR A MALTA”
Como escreveu Zeca Afonso na sua canção “O que faz falta”. Julgo que todos nos lembramos da canção e é por aqui que começamos: com uma canção! Que, na minha opinião, é mais um hino pela intemporalidade e pelo alerta que nos deixa.
Dos muitos verbos que Zeca Afonso vai colocando, na letra da canção, a seguir a “o que faz falta” nós escolhemos o verbo avisar. Não que os outros não sejam importantes, mas sem informação pouco ou nada podemos pensar e fazer. É esse a grande missão de O Ponney: “o que faz falta é avisar a malta!”
Mas isso já os nossos leitores sabem e por isso iniciamos com o artigo «EMPRESA DE CAPITAL ALEMÃO POUPOU DINHEIRO À CÂMARA DE COIMBRA?» Será que ‘sim’ ou que ‘não’. Em tempos de eleições autárquicas é necessário termos mais dados para pensarmos e darmos o nosso voto de confiança.
Dentro da questão ambiental, também, trouxemos dois artigos dentro deste tema: «AGROINDUSTRIA E RESÍDUOS» e «PÂNICO OU INTELIGÊNCIA NAS QUESTÕES AMBIENTAIS?» que nos devem merecer uma séria reflexão.
Outro assunto que “faz falta” é a nossa reflexão sobre os futuros no emprego e a reflexão sobre como faz falta uma política séria para o ensino. Os artigos correspondentes: «QUE FUTURO PARA O MERCADO DE TRABALHO?» e «REGRESSO À ESCOLA NÃO É O MESMO QUE REGRESSO ÀS AULAS».
Notem que uma falta de política, séria, no ensino tem grandes consequências no país. Mas pelo que se vê só as finanças é que ocupam os grandes discursos políticos nacionais. Nem é a economia é mesmo as finanças.
Nos artigos de opinião aconteceu uma verdadeira coincidência. O artigo da nossa amiga Maria Júlia coincidiu no tema com o artigo da nossa mais antiga amiga Manuela Jones. Levando a que as duas me enviassem artigos em volta da “doidice” que por cá reina. Revelador de alguma coisa anda fora da graça.
Depois temos o artigo de História de Paulo Freitas do Amaral e termina com mais um artigo de Adriano Ferreira, num claro apoio ao executivo municipal.
Resta-nos desejar aos nossos leitores um excelente fim de semana e que pelo menos façam uma ação para ajudarmos a nossa Mãe Terra.
José Augusto Gomes
Diretor do jornal O Ponney