Vigor da Mocidade em Grande Destaque no Campeonato Nacional Base de Ginástica Acrobática

Vigor da Mocidade em Grande Destaque1

 

O Campeonato Nacional Base e Infantis de Ginástica Acrobática decorreu nos dias 28 e 29 de junho de 2025, no Pavilhão Guilherme Pinto Basto, em Cascais, reunindo dezenas de jovens ginastas oriundos de todo o país. Este evento contou com a participação de 67 clubes, entre os quais se destacam clubes afiliados da Associação de Ginástica do Centro, como o Grupo Recreativo "O Vigor da Mocidade" (GRVM), Associação Académica de Coimbra (AAC), Acrogym Clube de Coimbra, o Albigym, a Associação Estrela de Três Pontas, a Associação de Ginástica de Condeixa e o Clube de Ginástica de Oliveira do Hospital, entre os muitos outros clubes de norte a sul do país que marcaram presença nesta prova de referência nacional. Durante o fim de semana, o público assistiu a um espetáculo de técnica, coordenação e espírito de equipa, onde os mais jovens mostraram todo o seu empenho e evolução ao longo da época.

O GRVM foi um dos grandes destaques da competição, ao levar 34 ginastas ao praticável e alcançar um feito notável: todos os atletas do clube subiram ao pódio, arrecadando medalhas em todas as categorias em que participaram. No escalão Júnior Base, Joana Gouveia e Inês Rodrigues sagraram-se Campeãs Nacionais em Par Feminino, tal como Guilherme Menezes e Joana Sá em Par Misto. A excelente prestação coletiva foi ainda coroada com o título de Equipa Campeã Nacional neste escalão.
No escalão Juvenil Base, Sara Alves e Francisca Machado conquistaram o título de Vice-Campeãs Nacionais em Par Feminino. Já no escalão Iniciado Base, Madalena Pereira e Leonor Vilela alcançaram o 3.º lugar em Par Feminino, enquanto Helena Barata e João Redinha obtiveram o 2.º lugar (Vice-Campeões Nacionais) em Par Misto. A equipa de iniciados do GRVM conquistou também o título de Campeã Nacional.

No escalão Infantil, Lourenço Almeida e Carminho Almeida obtiveram a medalha de prata em Par Misto, e a equipa infantil do clube assegurou mais um título coletivo nacional. Por seu lado, a AAC também subiu ao pódio com uma excelente prestação no escalão Iniciado Base, conquistando o 3.º lugar em Pares Mistos com os ginastas Constança Ferreira e Manuel Simões.

Para a AGDCentro, os resultados “demonstraram um elevado nível técnico, espírito desportivo e evolução notável, contribuindo para o sucesso e prestígio da competição e reforçando o papel formativo que a ginástica acrobática tem na região centro. É extraordinário para a Associação ver os nossos clubes no topo nacional”.

Paulo Oliveira
Professor