UM PRESIDENTE QUE SABE DE MENOS ?

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As palavras públicas do senhor presidente da Câmara de Coimbra, José Manuel Silva, esta semana, demonstram que não tem informação correta do que se passa nos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC). É o que está a acontecer quando o presidente garantiu, na terça-feira, que estão a ser tomadas medidas ao abrigo do contrato assinado, dos 10 novos autocarros elétricos Otokar E-Kent C, recentemente adquiridos pelos SMTUC. Autocarros que estão avariados há mais de um ano.

Em Março do ano passado (2024), a Câmara de Coimbra adquiriu 10 novos autocarros standard elétricos através de uma candidatura dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR).

A inauguração dos autocarros foi feita com a devida divulgação e pompa. Levando o senhor presidente da CM de Coimbra, José Manuel Silva, e o senhor presidente do Conselho de Administração dos SMTUC, Jorge Jesus a realizarem no dia 1 de Março de 2024, uma viagem num dos autocarros, pelo percurso da Linha 7, acompanhados pelos jornalistas que aceitaram o convite da autarquia.

Porém passado mais de um ano o presidente da Câmara de Coimbra, perante a avaria de todos estes autocarros, da marca Otokar E-Kent C, criticou o atual modelo de concursos públicos, que, segundo José Manuel Silva, privilegia excessivamente o critério do preço mais baixo, em detrimento da qualidade.

Chegando a dizer ao Notícias de Coimbra: «O barato às vezes sai muito caro. Ou seja, não podem os concursos da administração pública fixar-se quase em exclusivo no critério do preço mais baixo. Porque isso tem consequências dramáticas para as pessoas, para as instituições e para o país.» Apesar da pompa e circunstância da compra destes autocarros, naturalmente não sabia que estava a fazer uma má compra pelo único critério do preço. Só a soube em Julho de 2025 quando considerou: «infelizmente os autocarros estão todos avariados». Nota importante é que o edil acrescentou que as falhas não são responsabilidade nem dos SMTUC nem da autarquia.

O Ponney chama a atenção para o facto da inauguração ter sido feita pelo próprio presidente da Câmara de Coimbra e pelo presidente do Conselho de Administração dos SMTUC, Jorge Jesus, que deram o aval ao negócio pela CMC e pelos SMTUC. infelizmente deve, também, ter escapado ao presidente da Câmara de Coimbra.

Mas não tinha escapado à vereadora socialista Regina Bento que tinha questionado o executivo da CMC, numa reunião ordinária da Câmara de Coimbra, no dia 18 de Março de 2024, sobre os problemas que têm afetado os novos autocarros elétricos dos SMTUC. De acordo com a autarca, 8 dos 10 novos veículos standard já tinham sido imobilizados. Isto em Março de 2024.

Por isso parece estranho que o senhor presidente da Câmara de Coimbra, José Manuel Silva, passado mais de um ano depois da compra e provada que está que os autocarros não funcionam, venha garantir que, mais de um ano depois das avarias, estão agora a ser tomadas medidas ao abrigo do contrato assinado.

Logo, foi feito uma compra com base num pressuposto que o senhor presidente da Câmara de Coimbra, José Manuel Silva, discorda do critério do preço mais baixo, mas mesmo assim entendeu fazer divulgação da compra com pompa e circunstância. Depois garantiu esta semana que estão a ser tomadas medidas contratuais, quando na realidade estes autocarros, no mesmo ano da compra, já demonstravam problemas graves.

O Ponney lembra que a operação de aquisição dos veículos representou um investimento total de 10,8 milhões euros (M€), tendo sido comparticipada em 7,8 M€ por fundos comunitários e os restantes pela CM de Coimbra, ao abrigo de uma candidatura que realizou, através dos SMTUC, ao POSEUR para “Promoção da eficiência energética nos transportes coletivos de passageiros incumbidos de missões de serviço público”.

JAG
25-07-2025