ULS COIMBRA COM CRÍTICAS E ELOGIOS

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A Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra, neste ínicio de Setembro de 2025, teve críticas e elogios. Se por um lado a Entidade Reguladora da Saúde (ERS) considera que a ULS de Coimbra «não está a dar cumprimento às obrigações que sobre ela impedem em matéria de garantia do direito fundamental à reclamação que assiste a todos os utentes do sistema de saúde». Por outro lado, teve rasgados elogios por parte da população de veraneantes, de todo o país, que frequentou as praias de Mira e da Tocha com o programa «Atendimento Verão Seguro (AVS) 2025», que entre 15 de Julho e 31 de Agosto levou cuidados de enfermagem a todos. Mesmo a quem não era utente da ULS de Coimbra. O que desimpediu muito as urgências hospitalares.

AS CRÍTICAS

Em relação às críticas à ULS de Coimbra está o facto de ter várias queixas de utentes “pendentes” e que deveriam ter sido submetidas no Sistema de Gestão de Reclamações (SGREC) do regulador de saúde. Ainda de acordo com uma deliberação publicada nesta terça-feira (9 de Setembro de 2025) pela ERS, a ULS Coimbra tinha 1.403 e reclamações, elogios e sugestões por submeter a 30 de Março de 2024, o que correspondia a 56,35% do total de formulários por submeter no sistema, a nível nacional.

Após as diligências de averiguação e da análise “atenta e rigorosa” dos elementos, a ERS emitiu uma ordem à ULS no sentido de proceder à inserção e submissão no sistema de 129 reclamações que estavam por inserir a 28 de junho de 2024.
Ordenou ainda que a estrutura procedesse à submissão dos 974 formulários que se encontravam ainda por submeter desde o dia 1 de Julho de 2024.
A ULS de Coimbra fica ainda obrigada a remeter à ERS, através da plataforma, «resposta ou informação adicional relativamente aos 265 processos que se encontram pendentes de decisão final da reguladora, por falta de resposta do prestador». A ERS lembrou que ULS deve «respeitar o direito fundamental à reclamação que assiste a todos os utentes, designadamente, garantindo o envio de uma resposta esclarecedora aos reclamantes, na qual se pronuncie sobre os concretos factos reclamados». Devendo «assegurar o envio à ERS de informação, completa e inteligível, sobre o seguimento dado às reclamações, elogios e sugestões que lhe forem apresentadas e das alegações que se afigurem relevantes para a apreciação dos factos por parte da ERS».

O SGREC é o Sistema de Gestão de Reclamações da Entidade Reguladora da Saúde em Portugal que gere e fiscaliza todo o fluxo de reclamações, elogios e sugestões no setor da saúde. Permite aos prestadores de saúde submeter reclamações, elogios e sugestões às ERS’s, independentemente do meio em que são recebidos. A ERS utiliza o sistema para monitorizar o cumprimento dos procedimentos e prazos legais, podendo intervir caso haja indícios de infração grave ou de má resposta aos utentes.

OS ELOGIOS


Se as críticas à ULS de Coimbra são de procedimento administrativo, os elogios são feitos às ações dos profissionais de saúde. É o caso do programa de apoio de enfermagem «Atendimento Verão Seguro (AVS) 2025», com o apoio dos municípios de Cantanhede e de Mira, realizado entre os dias 15 de Julho e 31 de Agosto que levou cuidados de saúde às praias da Tocha e de Mira, criado para responder às necessidades de saúde dos veraneantes, é um projeto da ULS de Coimbra que mereceu os maiores elogios da população.

No período de funcionamento deste programa foram realizados 325 atendimentos, um número superior ao ano anterior.

Tendo sido realizados 118 atendimentos na Praia da Tocha e 207 na Praia de Mira. Agosto foi o mês com maior afluência aos postos de atendimento: na Praia de Mira houve 71 atendimentos em Julho e 136 em Agosto; e na Praia da Tocha houve 25 atendimentos em Julho e 93 em Agosto.

«Os principais motivos de procura dos serviços foram a remoção de farpas de madeira; tratamento de feridas traumáticas nos joelhos, pés e braços; queimaduras por fricção ou de segundo grau; picadas de peixe-aranha e de insetos; cefaleias e hipertensão», revelou a enfermeira diretora da ULS de Coimbra, Áurea Andrade, frisando que «estes incidentes foram prontamente tratados pela equipa de enfermagem».

Dos 118 atendimentos realizados na Praia da Tocha cerca de 63% são atendimentos a pessoas que não pertenciam à área de abrangência da ULS de Coimbra. Na praia de Mira dos 207 atendimentos apenas 32% foram feitos a utentes de fora da área de abrangência da ULS.

«As praias desta região são frequentadas por pessoas de todo o país e a ULS de Coimbra proporcionou que todos os veraneantes, sem exceção, tivessem acesso a esta oferta de cuidados», reforçou a responsável, notando que a idade dos utentes
atendidos variou entre os 4 e os 87 anos. «Dos 325 atendimentos realizados apenas em duas situações foi necessário que o utente seguisse para o hospital» sublinhou a responsável. Esta ação é de grande mérito na medida em que desimpediu uma maior sobrecarrega das urgências hospitalares.

FG
12-09-2025