Pobre Portugal!

As-seis-maos-de-Medina.png

" O Governo de António Costa elaborou mal os apoios concedidos para combater as crises da inflação e da energia. É o Banco Central Europeu (BCE) quem avisa, lamentando que Portugal não cumpre a “regra dos três T” e que isso pode trazer custos ainda mais caros a médio e longo prazo.

Num estudo realizado em torno dos Orçamentos do Estado dos vários países, o BCE deixa avisos a Portugal, considerando que as medidas que têm sido tomadas para combater a crise económica não respeitam a chamada “regra dos três T” – uma espécie de linha económica orientadora para os pacotes de ajudas implementados pelos Governos.

Assim, a “regra dos três T” determina que os apoios implementados pelos Governos devem ser bem direccionados (“targeted”), desenhados à medida das necessidades (“tailored”) e temporários (“temporary”). Ora, estes “três T” não estão assegurados nas ajudas avançadas pelo Governo de Costa, alerta o BCE no estudo citado pelo Dinheiro Vivo.   

O cumprimento desta regra é importante para não criar maiores problemas a médio e longo prazo. Deste modo, o BCE receia que as medidas tomadas pelo Governo agravem a inflacção e a dívida pública, causando problemas ao crescimento económico, atesta a mesma publicação. "

António Carlos Machado Martins

 

Gravura de Henrique Monteiro:

AS SEIS MÃOS DE MEDINA

(20-01-2023)