Penacova sem desempregados

Mesmo aqui no Alentejo, chegam-me notícias do “bom” governo que continua pela minha terra. Todos os meses se abrem concursos para a entrada de mais malta para os quadros de pessoal. Este mês, dizem-me que são mais vinte e tal.

Nos últimos três meses já vamos em cerca de 120. A velocidade é de 40/mês.

Nem o município de Coimbra consegue acompanhá-los, apesar de se tratar de uma cidade e com um tipo de gestão muito semelhante! Estive a fazer umas contas muito por baixo e cheguei à conclusão que, a este ritmo, vão conseguir colocar toda a população desempregada do meu concelho até ao final do mandato.

E provavelmente vão sobrar vagas! Se mora fora do concelho despache-se! Mude-se para Penacova! A aposta é no desemprego zero, o que é louvável. Se não conseguem ajudar os agentes económicos (ouçam os comerciantes, porra!), se não promovem a fixação de empresas que a excecional localização permite, se não têm qualquer plano integrado/transversal que aproveite o contínuo crescimento do turismo por todo o lado….sobra aquilo que pode parecer muito bem mas que terá custos irreversíveis a prazo e que já constrange hoje o investimento no que é necessário: contratar todo o eleitorado.

Pronto, já desabafei. Se estiver muito frio por aí, vão até Vale da Vinha. Há festa na aldeia, num pavilhão climatizado e, sobretudo, com muito calor humano. Aproveitem.

Luís Ferreira (O Limpa-chaminés)

Luis-Ferreira.jpg