Gosto de nus.

Jose-Eliseu19.png

Há algum mal nisso?

De todas as criaturas só nós cobrimos a nossa nudez com um manto de hipocrisia.

Penso que todas as religiões a condenam. As mais hipócritas, como bem sabemos, usam e abusam do prazer carnal. Se o fazem vestidos por uma questão de fé, não sei. Em alguns casos talvez, mas no recato dos seus refúgios acredito que desfrutarão como qualquer comum dos mortais da nudez do parceiro.

Não encontro vestígios de pecado na nudez. Na tentativa de a cobrir por via disso, isso sim, mostra-me o pecado na mente obscura de quem assim pensa.

Cobrir o corpo como forma de agasalho nos dias frios de inverno eu até compreendo. Mesmo de verão para nos protegermos do sol, também. Assim como por uma questão de higiene se for o caso. Mas porque é feio e pecaminoso andarmos nus, é uma aberração!

Que outro animal se veste ou cobre a sua nudez por vergonha?

Entre todos os animais criados por Deus, o homem

é o maior de todos. Somos maus e inventámos até o pecado para gáudio de sacerdotes que à sombra de um Deus que dizem servir, nos possam manter escravos de nós, perante uma ameaça divina.

Os mesmos que nos dizem que Deus nos ordenou que crescêssemos e nos multiplicássemos, condenam o nu.

É o que nos diferencia dos outros animais. Abominamos a beleza dos nossos corpos e passamos a vida a enfeitá-los a torná-los mais atraentes na esperança de convencer alguém a tirar as vestes... aí sim, reside o pecado.

Francisco de Assis despiu as suas numa praça pública e hoje é santo! Pecadores foram os que viram maldade no seu acto.

A figura inventada do menino Jesus é representada livre de vestes, talvez para mostrar a sua inocência. Deixou de o ser após ter crescido?

Não sou a favor de andarmos todos nus pela cidade ou campo a rir uns dos outros, mas não me esturriquem os miolos ou condenem por pintar um nu, a não ser que seja feio...

Grandes artistas o fizeram desde a antiguidade. Nus se pintaram e esculpiram em catedrais e praças públicas numa homenagem à beleza do corpo humano criado à semelhança de Deus.

Não me lixem, pois, as mentes perversas que se cobrem com mantos de santidade!

Art by -José Eliseu - Óleo s/tela : 50 X 70 cm  - " Palcos de guerra" - Disponível

José Eliseu