CÁ e LÁ

Imagem relacionada

Há uma distância a percorrer entre cá e lá.

Alguns conseguem lá chegar sem dar um passo.

Outros levam uma vida inteira a tentar e mesmo entre tropeções,

quedas e encruzilhadas com placas trocadas, ainda conseguem. Pior são os que desistem. Por falta de forças não dão conta do recado e não se levantam após a o primeiro trambolhão.

Mau mesmo são os que atalham caminho e entre veredas sinuosas e algumas boleias ás cavalitas de outros, ultrapassam obstáculos chegando primeiro que os demais esforçados.

O mundo é destes últimos e dos primeiros. No meio, onde reside a virtude, estão aqueles que cumprem as regras e a muito custo conseguem lá chegar. Deixam o caminho repleto de sonhos por realizar com o objectivo na meta a alcançar, onde plantarão a árvore dos seus desejos que por falta de tempo não verão florir, muito menos colher os frutos.. Na canseira do caminho perderam a noção do tempo e esqueceram que na viagem mais que o destino, o que conta é a paisagem até lá. Quando fazem a conta aos quilómetros percorridos chegam à conclusão que uma vez lá chegados, não saíram de cá.

Gosto de viajar e admirar a paisagem com tempo sem me preocupar com o destino. Engano-me frequentemente no caminho, ás vezes até de propósito, só para ver onde vai dar.

De quando em vez até parece estar perto de lá, mas há sempre algo que desvia, uma pedra onde tropeço, uma praia onde ponha a barriga ao sol, uma rede debaixo de uma árvore onde preguiçosamente espero por cá, descansando, que o sonho me leve lá...  

Art - José Eliseu Filho)

José Eliseu