A montanha, o rato e a urgência de obstetrícia

Marcelo-e-Costa3.png

Espera-se uma coisa, sai outra; a imprensa corre espavorida à procura do próximo “furo”, mas as audiências querem é praia; os políticos, esses, andam doidos... decididamente, é a ‘silly season’. E esta é a Dose Diária deste dia em que, há 102 anos (“no tempo das cerejas”), nascia Amália Rodrigues.

 

Como é que esta montanha pariu este rato é que nunca iremos saber. O ministro Pedro Nuno Santos (PNS) mantém-se no Governo e quanto ao PM António Costa, das duas, uma: ou perdeu o ‘killer instinct’ que já teve, ou então tornou-se num profeta que tudo perdoa e que dá sempre a outra face.

 

Já se fala de um novo aeroporto em Lisboa ainda PNS não era nascido. Mas chega-se ao ano da Graça do Senhor de 2022 sem uma decisão, sem uma orientação, sem sequer se saber quanto custa o quê. A proverbial capacidade de planeamento cá do burgo.

 

Apesar de todo o espalhafato mediático (que tão bem domina), o ex-PM José Sócrates viu agravarem-se as medidas de coação: acabaram-se as idas ao Brasil sem dar cavaco, as ausências prolongadas da sua residência, e vai ter que se apresentar na esquadra da Ericeira de 15 em 15 dias.

 

Termina hoje a Conferência dos Oceanos, organizada por Portugal e pelo Quénia sob a égide das Nações Unidas. O que se decidiu, resolveu, adiantou, ao longo destes cinco dias? A ver vamos. Controlar o plástico já seria muito bom, nem que seja preciso aumentar ainda mais o preço das embalagens que usamos e deitamos fora.

 

Mas desenganem-se aqueles que acham – ingénuos! – que estamos no caminho certo em relação ao Ambiente. Estamos pior e em vias de piorar ainda mais: os combustíveis fósseis voltaram a ser a fonte principal de produção de eletricidade, enquanto do lado de lá do Atlântico, o Supremo Tribunal dos EUA voltou a fazer das suas.

 

A meteorologia, essa, reserva-nos um pouco mais de calor – no fim de contas, estamos em julho, e ainda bem que estamos, porque a partir de hoje é reforçado o efetivo de prevenção e combate aos incêndios florestais.

 

Vai acima... volta a ir abaixo: o preço dos combustíveis desce mais uma vez na próxima semana. Estamos a ficar estragados com tanto mimo. Bem, na realidade, nem por isso: os preços do cabaz alimentar voltam a subir.

 

Novidades do lado da Herdade do Por do Sol, propriedade da família Bourbon de Linhaça: as filmagens da segunda temporada continuam e contrata-se novos atores e atrizes. Não podemos esperar mais...

 

Benfica e Sporting já tinham voltado de férias, hoje é o campeão nacional FC Porto a regressar ao trabalho. Muitas baixas, várias ausências, poucos reforços, tudo a contribuir para aziar a disposição do treinador Sérgio Conceição.

 

Em França, perdão, na Dinamarca, começa hoje o ‘Tour’ 2022. A mais importante prova ciclística do mundo prolonga-se até dia 24 de julho, com a habitual etapa final nos Campos Elíseos, e tem um favorito anunciado. 

Em DOSE DIÁRIA/ SAPO

01.07.2022

 

Gravura encontrada a circular na net