Premium Fotografia aérea vence concurso da National Geographic

 National-Geographic.jpg

Unreal, a imagem vencedora do concurso de fotografia da National Geographic de 2018

  |  JASSEN TODOROV

PUB

Da sua pequena aeronave, o fotógrafo Jassen Todorov capturou escalas de tirar o fôlego e ganhou o grande prémio de 2018.

Era final de maio. No deserto, perto de Apple Valley, na Califórnia, o dia estava quente. Jassen Todorov sabia que o calor se tornava um grande desafio para o seu pequeno avião - um Piper Warrior de 1976.

Com muita experiência do voo no deserto de Mojave, na Califórnia, Todorov estava familiarizado com a área, incluindo um lote de armazenamento de veículos da marca alemã Volkswagen localizado fora de um aeroporto de cargas no Sul da Califórnia. Foi lá que Todorov captaria a grande imagem vencedora do concurso de fotografia da National Geographic deste ano.

O aeroporto de cargas do Sul da Califórnia - também conhecido como Aeroporto de Victorville - armazena aviões obsoletos, eventualmente para as peças destes ainda poderem ser usadas. Contudo, após a polémica de 2015 de que a Volkswagen estava a fabricar carros que subvertiam os testes de emissões carbónicas, aquele pedaço de terra acabou por ser usado para guardar os veículos recolhidos.

Quando Todorov leu a notícia de que os veículos recolhidos estavam a ser alojados junto ao aeroporto, ficou impressionado com a história, por isso a vontade de ver tudo aquilo aumentava de dia para dia.

Violinista de profissão, Todorov começou a voar no início do século XXI, tornando-se um instrutor de voo e despertando a sua paixão por capturar o mundo visto de cima. "Quando voo longas distâncias, ouço muita música", começa por dizer à National Geographic, acrescentando logo de seguida: "Sou capaz de combinar música, voo e fotografia. A música tem muito a ver com estrutura e composição, cores e padrões, humores e personagens - quando estou a olhar para uma foto, estou a pensar nas mesmas coisas."

Naquele dia, Todorov foi, uma vez mais, para o céu, coordenando cuidadosamente com a torre do aeroporto para permitir várias passagens em cima da cena que esperava capturar. Fez o trabalho de casa previamente e pesquisou toda a área no Google Maps. Voar, comunicar-se com a torre de controlo e fotografar parece um malabarismo, mas Todorov ganhou essa experiência aos longo dos anos. Acaba por ser "uma mistura de emoções", relata o piloto.

Quando Todorov sobrevoa o local que tanto esperava, o coração bateu mais forte. Milhares de carros da Volkswagen e da Audi podem ser vistos parados no meio do deserto de Mojave, na Califórnia. Modelos fabricados entre 2009 e 2015 com testes de emissões subvertidas de 2,0 litros, motores de quatro cilindros, exigidos pela Agência de Proteção Ambiental. Após o escândalo, a Volkswagen recolheu milhões de carros e estabeleceu 37 instalações de armazenamento nos Estados Unidos para armazenar os carros devolvidos pelos proprietários. "Ao capturar cenas como esta, espero que todos nos tornemos mais conscientes e mais cuidadosos com o nosso planeta", diz Todorov.