OUSAR PENSAR - AUTÁRQUICAS 21

Foto-DR4.jpg
I D E O L O G I A -
É um conhecimento imaginário da realidade. É um conjunto de motivos, crenças, teorias, que moldam a nossa forma de ver a sociedade. Para MARX era uma distorção das relações sociais que modificava a percepção de acordo com os interesses da classe dominante. ALTHUSSER defende uma ruptura epistemológica entre ciência e ideologia contudo, diz que não há ciência sem ideologia. Conjunto de convicções de uma sociedade imaginária, etc., precisamos é de impedir que a ciência seja, no plano teórico, influenciada negativamente pelas ideologias políticas. A ciência deve contribuir para que a ideologia não mascare a realidade. HABERMAS vem denunciar o aspecto ideológico da ciência e da técnica, que criam a ilusão do progresso. RICOEUR procura afirmar que não há apenas um aspecto negativo da ideologia e que não há ciência sem ideologia. A ideologia é uma forma de promover a acção, faz parte da imaginação social.
- pode ser também relação com o Poder
- pode ter também mistificação - mistificação
Mas, sóp pode ser poder e mistificação porque ela é antes de tudo indispensável para a acção, fornecendo motivos e crtenças necessárias à acção. Há sempre ideologia na ciência, apesar da depuração que é necessário fazer. Mas, não se pode eliminar o sujeito, e suas crenças e ideias, da prática da ciência. A objectividade completa não é possível. Parte-se sempre de crençaas, pressupostos, etc, (pré-compreensão), a ciência está inscrita socialmente. Só uma hermenêuticados pressupostos pode ajudar a elucidar os aspectos nocivos da ideologia. Características da ideologia para RICOEUR:
Promove a acção e dá uma imagem de si de um grupo social;
Fornece motivos;
Fortnece uma grelha simplificadora
E também um discurso retórico-doxográfico;
Carácter operatório e não tanto temático,
Fornece uma concepção estruturada do mundo.
-Aual a relação entre ciência e ideologia para RICOEUR:
A ideologia é indispensável à ciência. É preciso é tentar através de uma hermenêutica e do círculo hermenêutico, ultrapassar o aspecto de mistificação que MARX denunciou. A ciência não é um discurso puro e neutro axiologicamente, é sempre, mesmo sem o saber,comprometida.
(Ciências do Homem e da Natureza)
2021/09/10
Antarco
(Imagem retirada da net - DR)