«O Fubeiro», Parte III - A aurora da fortuna de Tomé - Fascículo 4/5

Parte III – A aurora da fortuna de Tomé, Fascículo 4/5

É uma surpresa para todos, quando se partilha entre os interessados o primeiro resultado da facturação da Casa Rodrigues!... Um sucesso com tanto de abrupto como de inesperado!

Rodrigues mostra-se alheado dos negócios e isso mais aproxima os senhores seus pais de Tomé, que começam a ver nele o filho que gostariam de ter, mas não têm!...

Tomé dá sequência à sua visão empresarial e demove o pai de Rodrigues a nela participar! E nasce o Complexo Rodrigues, espaço ampliado a englobar comércio e pastelaria e cervejaria e geladaria e restaurante e esplanada!... Lá para os lados do porto, em zona espaçosa e com vistas lindas e frescas!

Tomé é questionado sobre tráfico de armamento na sede da direcção-geral de segurança da colónia! E, aproveitando os seus conhecimentos, entretanto adquiridos, tira a carta de condução e amplia a sua escolaridade!

E surge Joelce na vida de Rodrigues, irmã do mais feroz independentista da colónia, com quem Rodrigues haverá de se entrelaçar!

E Tomé comunica aos pais de Rodrigues que regressa à metrópole assim que termine a sua comissão de serviço militar. Decidido e já abastado de escudos!...

© Luís Gil Torga

 

https://drive.google.com/file/d/1n6Jqxl1ENUm8KmPAP24n2PZwaMLFQicq/view?usp=sharing

 

NOTA: o Link do fascículo é acedido e pode ser descarregado para o ambiente de trabalho de forma gratuita.