HÁ ESPANHÓIS?

.

Há 17 Regiões Autónomas: Andaluzia; Aragão; Astúrias; Baleares, Cantábria, Castela e Leão; Catalunha; Ceuta; Comunidade Valenciana; Estremadura; Galiza; La Roja; Madrid; Melila; Múrcia; Navarra; País Basco.
 
Estas Regiões Autónomas estão subordinadas à Constituição Espanhola, que se submete a um Rei, sem reinado.
 
Uma Constituição, qualquer que seja, é um documento político cuja redacção foi a possível em dada oportunidade de um contexto circunstancial. A sua aprovação resultou desses mesmos condicionalismos.
 
Um documento político, como qualquer constituição, tem sempre um prazo. Não estando previsto o prazo, a todo o momento pode ser reformulado.
 
Parece que, com recusa de conversas e fazendo-se presos políticos, alguém pretende a tal reformulação da constituição, mas, bizarramente, excluindo uma das Regiões Autónomas.
 
A democracia política é o que a política quer chamar de democracia.
 
Na Catalunha, ela por ela, devem viver tantos Catalães como Imigrantes provenientes das outras Regiões Autónomas.
 
Essa realidade já diz muito do conveniente, sempre muito conveniente, conceito de democracia quando se impõem eleições à Catalunha para 21 de Dezembro próximo, com recusa de conversas.
 
Impõem-se armas desiguais numa luta, mais tarde ou mais cedo, ganha pelas Autonomias. É uma questão de semanas, ou de séculos.
 
Mariano, Galego, cometeu o gravíssimo erro de chamar espanhóis à maioria e Catalães à minoria.
 
A comunidade europeia, mais preocupada com o seu umbigo, quer fingir de cega, sem querer ver o que já se vê em Bruxelas.
Sande Brito Jr.