EFEMÉRIDE - NOS 509 ANOS DA MORTE DE BOTTICELLI

 Boticelli.jpg

Sandro Botticelli, na verdade Alessandro di Mariano di Vanni Filipepi, nasceu na cidade de Florença, no dia 1 de de Março de 1445, falecendo aí em 17 de Maio de 1510, cumprem-se hoje 509 anos. Está sepultado na Abadia di Ognissanti. "Botticelli" foi a alcunha pela qual a família ficou conhecida e que significa "pequeno tonel". Sabemos que aprendeu com Filippo Lippi e que foi fortemente influenciado por Masaccio. Também trabalhou na oficina de Andrea del Verrocchio, entre 1467 e 1470, quando aí estava Leonardo de Vinci. Em 1470, com vinte e cinco anos, tornou-se mestre, e abriu a sua própria oficina.

Os Médici admiravam a sua pintura e deram-lhe encomendas de vulto, nomeadamente, de cariz mitológico. Integrou os círculos intelectuais da corte de Lourenço de Médici, onde recebeu a influência do neoplatonismo cristão, que pretendeu conciliar com as ideias clássicas e pagãs, com claros reflexos nas Artes Plásticas. Tal síntese expressa-se na Primavera e no Nascimento de Vénus, ambas encomendas para a residência dos Médici. Vénus pode ser vista como fonte do amor divino, tanto do ponto de vista cristão quanto pagão. A Primavera foi provavelmente inspirada pelas odes de Poliziano, pelos Faustos de Ovídio e pela poesia filosófica De Rerum Natura de Lucrécio.

Nesta linha de temática pagã, destacam-se os quatro quadros Nastagio degli Onesti, datados de 1483, nos quais o pintor evoca o Decameron, de Boccaccio.

O êxito em Florença levou a que fosse contratado para executar frescos parietais na Capela Sistina, em Roma.

Pedro Dias