AS MINHAS IMAGENS

Amadeu-Homem100.png

O Positivismo e o Brasil

 

A bandeira do Brasil, além da constelação do cruzeiro do sul, apresenta destacadamente a divisa " Ordem e Progresso". Isto permite avaliar a enorme importância que a doutrina filosófica positivista teve no Brasil.

O principal fundado do positivismo teórico foi Augusto Comte, filósofo francês, que teve o sonho de reorganizar a sociedade contemporânea em termos "objectivos" e "científicos". Por isso, concebeu e organizou um plano de reforma global, tendo a pretensão de o aplicar aos países "da Ocidentalidade". Esse plano deveria superar a Ordem teológica dos regimes conservadores antigos, mas sem a cedência à doutrina do progresso, trazida pelas fórmulas socialistas e comunistas. Ou seja : Comte pretendeu equilibrar as formações sociais através da proposta de uma nova Ordem que respeitasse o desenvolvimento industrial e de um novo Progresso, que se estribasse na descoberta das leis evolutivas do conhecimento.

A filosofia de Comte teve algum eco em Inglaterra, no que foi ajudada pelas convergências mantidas em certos aspectos com o pragmatismo da corrente empirista ( John Locke, Stuart Mill , nomeadamente). Em França, o positivismo foi uma cartada que não singrou. Mas o seu sucesso em países sul-americanos - nomeadamente no Chile, na Argentina e no Brasil - não pode ser negado. Uma das divisas do positivismo, "Ordem e Progresso" , ainda hoje se mantém na bandeira nacional brasileira.

Amadeu Homem