ALERTA

Sande39.jpg

Especialistas recomendam pausas de 10 minutos na utilização de máscaras

Por Simone Silva  Ago 2020

Numa altura em que as máscaras são obrigatórias e utilizadas durante muitas horas, os especialistas do hospital espanhol Vithas Xanit International recomendam pausas de cinco ou dez minutos na sua utilização,  para respirar oxigénio e ventilar o rosto, avança o ‘La Vanguardia’.

«O ideal, do ponto de vista respiratório, é que a cada hora, ou mesmo a cada 45 minutos, faça um breve intervalo de cinco ou dez minutos, retirando a máscara, e se possível repouse entre 30 e 60 minutos após quatro ou cinco horas de utilização da máscara», explica Gustavo de Luiz, chefe do serviço de Pneumologia do hospital. , de gestão privada.

O responsável deixa ainda o alerta para o facto de que «apesar disso, o descanso só pode ser feito se a regulamentação sobre o uso da máscara não for violada em nenhum momento», sublinhando que «uma máscara não reutilizável não deve ser usada durante mais de quatro horas e deve ser trocada ainda mais cedo se estiver húmida ou danificada».

O responsável sublinha a necessidade de se ter em atenção o tempo de uso da mesma máscara, pois além de perder eficácia, o uso prolongado pode causar doenças de pele, criação de fungos ou bactérias. «As máscaras cirúrgicas devem ser descartadas após um uso contínuo de quatro horas, as higiénicas dependem da recomendação do fabricante», detalha.

Para além disso, a máscara deve ser mantida num local adequado e livre de bactérias durante o tempo em que não for utilizada, tal como a ‘Executive Digest‘ já tinha noticiado. «A maioria das pessoas deixa (a máscara) no pescoço ou no pulso, o que não é recomendado porque pode entrar em contacto com uma superfície contaminada», refere Gustavo de Luiz.

«Também devemos evitar colocá-la na mesa de trabalho ou de um restaurante enquanto comemos, ou até mesmo guardá-la no bolso», acrescentou o especialista.