Sofrimento imerecido

 

Os sócios e adeptos não mereciam sofrer tanto, pois a equipa da académica teve oportunidades sobejas para golear; outrossim, poderia ter perdido o jogo, pois quem não marca arrisca-se a sofrer; e ia sendo o caso.

O golo de Djoussé, que deu à Académica o triunfo em casa sobre o Nacional, por 1-0, até foi madrugador - logo no primeiro minuto – e terá feito crescer água na boca aos assistentes e crescer a esperança de uma goleada, mas tal não aconteceu. Na verdade, a malta, que conseguiu a terceira vitória consecutiva, marcou logo na primeira jogada do encontro, num golpe de cabeça do avançado camaronês, após cruzamento de Balogun. para a área. A equipa forasteira tentou responder à desvantagem, mas foi a Académica quem controlou os primeiros 45 minutos e esteve, várias vezes, mais perto de dilatar a vantagem.

A jogarem simples, os ‘estudantes’ desenhavam vistosas jogadas de ataque e os remates à baliza dos adversários aconteciam quase em catadupa, mas sem concretização que lhes correspondesse.

No segundo tempo, houve maior equilíbrio entre as duas equipas, mas foi a Académica a ser novamente mais perigosa.

Usando de dureza excessiva a que o árbitro não soube ou não quis pôr travão, a equipa insular assustou, por várias vezes, a baliza da Briosa, obrigando Ricardo Ribeiro a  evidenciar todas as suas característica de bom guarda-redes..

Na parte final, a “Briosa dispôs de várias oportunidades para dilatar o marcador, oportunidades que por um ou outro motivo fracassaram,

Já em tempo de compensação, Harramiz cruza para a área e Chiquinho, bem posicionado, falhou a emenda para a baliza.

Ao fim de 13 jogos, em crescendo de forma, a Académica ocupa o 5º lugar daII  Liga Ledman Soma 20 pontos, tantos como o Famalicão e apenas mais 1 do que Nacional e Penafiel. A Briosa tem menos 1 ponto que o Leixões  4º classificado, com menos 1 jogo). Porto B e Santa Clara estão classificados em 3º e 4º com 25 pontos. O Académico de Viseu é líder desta segunda divisão com 27 pontos.

Se não perder o ritmo patenteado nestes três últimos jogos, a Académica tem todas as possibilidades de lutar por um dos lugares de subida à divisão principal.

De notar, e convém vincá-lo, que o árbitro efectuou um trabalho de apoio aos “sarrafeiros”, beneficiando neste aspecto os forasteiros. No demais, errou para ambos os lados, mas, até nisso, a equipa mais prejudicada foi a da Académica.

A-CA-DÉ-MI-CA

ACA-DÉ-MICA

ACADÉMICA

BRIIOOSAAAAAAAAAAAAAA….

 

Ivo Vieira (reinador da Briosa) - "É uma vitória que não oferece qualquer duvida

A verdade é que a Académica, mesmo quando não teve resultados bons, foi sempre uma equipa de ataque. Não vou desviar do que é o meu caminho, a minha ideia de jogo"

Costinha (Treinador dos madeirenses) - "Na primeira parte não estivemos cá.

Mentalmente entramos melhor na segunda parte. Não estivemos bem, a equipa adversária esteve melhor"