MAIS DO MESMO

KAPTA.jpg

Mais uma noite de enorme frustração com um triste empate, no regresso ao Cidade de Coimbra já com adeptos, e perante um Estrela da Amadora que se mostrou um adversário perfeitamente acessível.

Em tudo, MAIS DO MESMO. Uma boa entrada no jogo com postura dominadora, a passagem para a frente no marcador ainda nos minutos iniciais, a paulatina perda do controlo do jogo, o recuo no terreno para tentar segurar a vantagem  mas, como habitualmente, sem o conseguir, a acumulação de erros individuais (que, desta feita, até chegaram ao Mika), a dificuldade em construir jogadas de perigo, o total desaproveitamento de lances de bola parada, a imensidade de passes errados, a acumulação de faltas e cartões, o atraso e inconsequência das substituições, o aparente alheamento de alguns jogadores.

Apenas dois pontos conquistados, um lugar na tabela que dá direito a descida, sem alcançar uma vitória desde 22 de Maio, nem sequer nos  jogos particulares, (e mesmo essa, com o Leixões, irrelevante na prática pois não permitiu a desejada subida de divisão), exibições confrangedoras, um treinador esgotado que, está à vista de todos, já não consegue motivar, unir, liderar a equipa.

São motivos mais do que suficientes para que, finalmente, se tome a medida urgente e imperiosa, de substituição do Rui Borges enquanto homem do leme, pois, dia após dia, vem dando provas inequívocas de incapacidade para concretizar os objetivos a que se propôs ou lhe foram fixados.

Não será o responsável único, poder-se-á questionar a qualidade do plantel, especular sobre eventuais situações de incumprimento contratual, apontar dificuldades de diversa ordem com que se confronta a gestão da Instituição, mas, sob o ponto de vista estritamente desportivo, a hora é de reagir e de assumir a decisão, que não pode deixar de ser tomada sem mais delongas, de encontrar novo treinador.

Para que se inverta, finalmente, este ciclo de insucessos que se arrasta há demasiado tempo e que vem deixando desgostosos, preocupados, frustrados, irritados, desiludidos, todos aqueles para amam verdadeiramente a Académica.

Só espero que o empate que acabou por aparecer, quase por milagre nos momentos finais da partida, não venha a servir para adiar esta mudança tornada inevitável, até à derrota em próximo jogo.

Jorge Pedroso de Almeida 

Imagem: KAPTA (retirado da net)