Parque Manuel Braga abre hoje

Florbela-Espanca-Coimbra.png

A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) decidiu abrir, parcialmente, o Parque Manuel Braga para usufruto da população, tendo em conta as diversas atividades em torno do rio, a propósito do programa das Festas da Cidade e da Rainha Santa Isabel.

 

Apesar de a obra não estar totalmente concluída, a edilidade concluiu estarem reunidas as condições de segurança necessárias à fruição do Parque a tempo das festividades que se avizinham.

A abertura do Parque será hoje, dia 2, pelas 19h00, com a “bênção” de Ana Bastos, vereadora da área do Urbanismo.

 

Também a zona da margem direita, em frente à Portagem, vai ser aberta, acautelando-se, contudo, todas as questões de segurança, de forma a possibilitar aos conimbricenses e, quiçá, forasteiros, um espaço que se encontra vedado há cerca de dois anos.

Desta forma, será possível à população aproveitar a zona ribeirinha para assistir às comemorações religiosas, designadamente as duas imponentes procissões em honra da Rainha Santa Isabel, padroeira da cidade (Procissão da Penitência e Procissão Solene, que decorrem a 7 e 10 de Julho, respectivamente), que reúne milhares de pessoas entre as duas margens do rio Mondego.

Recorde-se que a obra, consignada a 30 de Julho de 2020, teve como finalidade a melhoria do estado de conservação do jardim, a requalificação e relocalização dos espaços de estar e circulação e a estabilização dos muros da orla ribeirinha em toda a extensão do Parque Manuel Braga, ou Parque da Cidade, um dos espaços verdes mais emblemáticos e atraentes da Lusa Atenas.