O que conta é o resultado

Jose-Eliseu128.png

Óleo s/tela : 50 X 70 cm

"Samaritana" - Indisponível

 

O pincel não faz o que mando e até a mão me trai.

O mal não está na cabeça, o pescoço é que mal aguenta com ela...

É agora mais demorado o que já antes era. Para conseguir o mesmo preciso agora de variar as posições. Em algumas ocasiões recorro a utensílios para o efeito a fim de ganhar firmeza.

Também a motivação, se não estimulada convenientemente, me deixa ficar mal. Sinto necessidade de coisas novas, mudar tantas vezes quanto necessárias para não perder o estímulo.

Está tudo na cabeça. Por vezes com a pressa deixo a coisa a meio devido à urgência de satisfazer outra.

A paciência já não é a mesma e a força também não. Por vezes fico-me só pela ideia, outras, ainda as esboço e já são poucas as que dou por acabadas.

Mas quando o final acontece o prazer é enorme. Atinge-se o clímax quando satisfeito se mira a obra feita. Até os defeitos desaparecem!

Tudo passa a ser feitio. Troca-se a perfeição pela pureza e beleza do acto.

Apesar de dar cabo das costas, a pintura vale a pena. No cavalete, com a ajuda do tento em alguns casos onde a firmeza e a minúcia o exigem, a arte ainda surge.

Nos dias bons em que nada dói, então vale tudo. Não importa pincel ou espátula e até por vezes o dedo. O que conta mesmo é o resultado: olhar para a tela e descortinar nela um sorriso de gratidão pelo prazer de a contemplar, depois de juntos sentirmos que ainda vale a pena o esforço...  

José Eliseu

http://www.youtube.com/watch?v=8WfvLzceG-k