Feira das Cebolas

A Praça do Comércio, em Coimbra, acolhe a 33.ª edição da Feira das Cebolas, de 11 a 18 de agosto, uma reposição da antiga Feira de S. Bartolomeu, que conta séculos de existência.

Com abertura oficial amanhã, dia 11, pelas 22:00, a Feira das Cebolas animará a antiga Praça Velha durante oito dias, fruto de uma coorganização da Câmara Municipal de Coimbra e da Associação Grupo Folclórico “Os Camponeses de Vila Nova de Cernache”.

No período diurno, o espaço acolherá aqueles que cultivam a terra na freguesia de Cernache. Aos ceboleiros, que venderão as tradicionais tranças de cebolas, juntam-se, no período noturno, outro tipo de ações, que visam promover a gastronomia e a doçaria locais mas, acima de tudo, o folclore e etnografia da região do Mondego, através das atuações diárias que o evento integra.

O programa cultural é diversificado, com muita animação em todas as noites, com destaque para as “tasquinhas” que apresentam iguarias de cariz tradicional. Também se pode esperar venda de artesanato e brinquedos, a realização de jogos tradicionais e muita animação musical, com a presença de 15 grupos folclóricos e uma noite de Fado.

A venda das tranças de cebolas cria um cenário secular, de caraterísticas muito peculiares, que atrai não apenas a população local mas, também, os turistas que nos visitam. A 33.ª Feira das Cebolas fomenta, assim, a partilha de tradições entre turistas e conimbricenses, fator que tem cativado a crescente participação na iniciativa.

O programa da noite da inauguração do certame (11 de agosto) integra, a partir das 22h15, três atuações. A primeira, pelo Rancho Folclórico Vilarinho das Quartas (Arcos de Valdevez), seguida de uma atuação do Rancho Folclórico Ceifeiras e Campinos de Azambuja (Ribatejo), terminando com a presença do Grupo Folclórico de São Pedro de Rates (Porto).

 No domingo, 12 de agosto, sobe ao palco, às 21h30, o Grupo de Danças e Cantares de Alfena (Porto) e, pelas 22h20, é a vez do Grupo de Concertinas “Sons de Casconha” (Casconha).

 O Grupo Folclórico As Tecedeiras de Almalaguês proporcionará, na segunda-feira (dia 13), com início pelas 22h15, muita animação para essa noite.

Para 14 de agosto estão previstas as atuações do Grupo Folclórico Etnográfico da Ribeira da Mata (Soure), pelas 21h30, e do Grupo de Concertinas “Foles e Cantorias de Santa Clara” (Coimbra), pelas 22h20. 

Imagem retirada da net

Feira-das-Cebolas3.jpg