Dia Mundial do Sono assinalado em Coimbra com iniciativas que prometem não deixar ninguém dormir

No dia 15 de março celebra-se o Dia Mundial do Sono, assinalado anualmente na sexta-feira anterior ao equinócio da primavera. Trata-se de uma data que pretende ser uma celebração e uma chamada de atenção para a importância do sono, sendo o lema deste ano, proposto pela World Sleep Society, “Dormir bem, Envelhecer melhor”.

Neste âmbito, a Associação Portuguesa do Sono (APS), em parceria com o Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC), organiza um evento, aberto a todos os interessados, no Auditório do Conservatório de Música de Coimbra.

A sessão de abertura, marcada para as 14h30, vai contar com a entrega dos prémios do concurso “Dormir bem, envelhecer melhor”, no qual participaram alunos de escolas de todo o país. Segue-se a conversa “O Sono ao longo da Vida”, com as especialistas Maria Helena Estêvão, Ana Allen Gomes e Ana Rita Álvaro.

Pelas 16h00, a companhia Marionet / Laboratório do Desconhecimento apresenta a performance teatral “A máquina dos sonhos”, inspirada na Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono.

O dia encerra com uma conversa sobre sono e religião e a forma como os Livros das Grandes Religiões Proféticas (a Tora do Judaísmo, a Bíblia do Cristianismo e o Alcorão do Islamismo) sublinham a importância de dormir. No Auditório vão estar presentes o líder da comunidade muçulmana, Sheik David Munir, um crente e estudioso de teologia católica, Isaías Hipólito, um crente hebraico e antigo presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide, Carolino Tapadejo, o presidente da Associação Portuguesa do Sono, Joaquim Moita, e a cientista e Vice-Reitora da Universidade de Coimbra, Cláudia Cavadas.

Segundo a organização, a mensagem a transmitir é que “o bem estar físico, mental e social é melhor se dormir bem, não importa a idade”. “A qualidade do sono é um dos pilares fundamentais da saúde, a que se juntam a estabilidade emocional, alimentação adequada e a prática de exercício físico”, acrescentam ainda. A campanha pretende enfatizar que dormir mal causa várias doenças e terá consequências na qualidade de vida presente e futura.

A entrada no evento é gratuita e as reservas de lugar devem ser feitas antecipadamente para comunicacao@apsono.com.

Mais informações aqui.

 53459173_2100255326677499_8682374846694293504_n