A conferência anual “Pedro Nunes” volta à UC em formato online

UC72.png 

Shafi Goldwasser

 

A “Pedro Nunes’ Lecture” volta à Universidade de Coimbra (UC) com o tema “Addressing the Growing Distrust in Algorithms with More Mathematics”.

 

Organizada pelo Centro Internacional de Matemática (CIM), a conferência vai assumir, em caráter excepcional, o formato remoto, tem lugar a 16 de junho às 17 horas e tem como convidada Shafi Goldwasser, Diretora do “Simons Institute for the Theory of Computing”.

 

No sumário para a conferência Shafi Goldwasser revela que os “algoritmos baseados em dados estão sendo considerados para a tomada de decisões em muitos aspectos de nossas vidas: concessão de fiança, assistência médica, concessão de empréstimos, pontuação de crédito, educação e policiamento, para citar alguns. Ao mesmo tempo, a desconfiança na precisão, justiça e privacidade desses métodos algorítmicos pode tornar impossível sua utilização”.

 

O objetivo da conferência é “descreveremos novos resultados sobre a verificação da precisão de algoritmos de aprendizado de máquina, mesmo sem acesso total ao código, e como obter robustez contra distribuições de teste adversárias”, revela Shafi Goldwasser.

 

As “Pedro Nunes’ Lectures”  constituem um evento anual organizado pelo CIM, para promover a vinda a Portugal de proeminentes matemáticos, que são convidados a proferir duas ou três lições em universidades portuguesas sobre desenvolvimentos recentes em Matemática, as suas aplicações e impacto cultural.

 

Assista a conferência aqui:  https://youtu.be/KO_8qoTbMG8

 

Shafi Goldwasser (EUA), Diretora do “Simons Institute for the Theory of Computing” e  “C. Lester Hogan Professor” em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores na Universidade da Califórnia, Berkeley; “RSA Professor” em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores no MIT (“Massachusetts Institute of Technology”); e Professora de Ciências da Computação e Matemática Aplicada no “Weizmann Institute of Science”, em Israel.  Shafi Golwasser é ainda detentora de vários prémios científicos e profissionais, como o “ACM Turing Award 2012”.

 

 

Karine Paniza

REDES SOCIAIS