9 de Junho

Arquivo-da-UC.png

 

Dia 9 de Junho, data que marca o Dia Internacional dos Arquivos. Falar do Arquivo da Universidade de Coimbra é falar da Universidade e da História do País, pois nele está depositada preciosa documentação, produzida e recebida pela Universidade, ao longo dos séculos.

Com a incorporação de documentos provenientes de outras instituições do Distrito: Governo Civil, Assembleia Distrital, do Instituto de Medicina Legal, de Associações, Irmandades, Confrarias e Misericórdias, Mosteiros, Judicial, Notarial e Paroquial, empresas de qualquer ramo de negócio, e Polícia o seu património foi-se enriquecendo, passando a desempenhar, desde 1917, de facto, e desde 1931 por direito próprio, as funções de Arquivo Distrital de Coimbra.

Instalado desde 16 de Outubro de 1948 (data da inauguração) em edifício de forte feição classicista, construído de raiz para o efeito sendo a primeira construção integrada no Plano das Obras da Cidade Universitária (CAPOCUC).

O projeto foi elaborado pelo Arquiteto Alberto José Pessoa, sendo a memória descritiva de Engenharia da responsabilidade do Engenheiro Ruy de Sampaio e Mello e o orçamento global foi de 1.832.300$00 (pouco mais que 9.139,47€ euros, atualmente)!

Carlos Ferrão

 

Foto: Ainda existia o Observatório Astronómico de Macomboa no pátio da Universidade e já estava construído o edifício do Arquivo.