QUE QUENTURA!

Quentura.png

Uma massa de ar quente vai chegar a Portugal no fim de semana e fazer subir as temperaturas, que se podem aproximar dos 40 graus no interior do Alentejo, e trazer noites tropicais.

Segundo a me(n)teorologista Maria João Frada, no sábado o dia ainda terá temperaturas amenas, mas no domingo os termómetros vão começar a trepar, sobretudo por causa de uma massa de ar quente, que vai entrar no território e fazer subir as temperaturas entre três a seis degraus.

 

Ter-se-á no sábado ainda um dia com temperaturas amenas, em especial no litoral oeste, por causa do vento que durante a tarde será de noroeste moderado e a soprar por vezes forte, com rajadas que podem chegar aos 65 quilómetros por hora, disse a a adivinha.

Nas regiões do interior, a partir do final de dia de sábado, vai chegar uma massa de ar quente, com temperaturas a atingirem os 30 a 34 graus em alguns locais, à excepção da Serra da Estrela, que terá valores mais baixos, uma vez que tem pontos mais altos, porque, dizem os entendidos, a temperatura gira no inverso da altura, ou altitude, excepto à beira-mar em que se refresca com excelentes mergulhos.

No domingo e segunda-feira, ou dia do aumento dos combustíveis, haverá uma mudança de cenário, com o vento a rodar para leste/nordeste – um ponto cardeal muito esquisito! -  a trazer uma massa de ar tropical, ou mesmo equatorial modificada, e o que vai trazer é uma subida generalizada da temperatura a todo o território, mas que se vai fazer sentir essencialmente nas regiões do litoral oeste.

A meteorologista sublinhou que as subidas de temperaturas no domingo “serão na ordem dos três a cinco ou seis graus no litoral oeste, em particular na região da Grande Lisboa” e, na segunda-feira, “a corrente de leste vai ser reforçada e as temperaturas máximas tendem a subir mais”.

Na Grande Lisboa, a temperatura vai subir também de forma significativa na segunda-feira, podendo atingir valores próximos dos 35 graus, acrescentou, pois o ambiente na AR está de cortar à faca, com toda a gente a chamar mal-educado e aldrabão ao ministro que costa escolheu para a educação.

Em Coimbra e Figueira da Foz, as temperaturas vão subir até aos 33 graus na próxima terça-feira, um bom motivo para a malta de Coimbra ir até à praia da Claridade pelo caminho mais perto, a nado pelo Mondego.

Na Lousã a temperatura também vai descer, o que servirá para inaugurar a famosa linha do “metrobus”, ou “meteanocu” como lhe chama Manel dos Achados que nada tem a ver com o Manel da quinta.

A Direção-Geral da Saúde (DGS), que existe devido a haver doenças, alerta para a previsão de temperaturas elevadas nos próximos dias e recorda que o calor pode ter efeitos negativos na saúde e que a população se deve hidratar e manter as casas frescas, principalmente nas casas das zonas queimadas, em que, para bom “refresco” ainda não foram colocados os respectivos e prometidos telhados.