A Primeira Confissão da Paróquia

Confissao.png

Numa pequena cidade do interior, um padre estava a ser homenageado com um jantar em comemoração dos seus 25 anos na paróquia. O presidente da edilidade, que era um membro da congregação, foi escolhido para fazer a homenagem ao padre, fazendo um pequeno discurso durante o jantar, mas estava atrasado, engolido no trânsito.

Enquanto esperavam, o padre achou que seria apropriado dizer algumas palavras de agradecimento à comunidade:

- "Vejam bem", começou, "a privacidade do confessionário jamais pode ser quebrada. No entanto, sem entrar em muitos detalhes, posso dizer que tive as minhas primeiras impressões da paróquia com a primeira confissão que ouvi aqui. Eu só posso falar vagamente sobre isso, mas quando cheguei, há 25 anos, achei que tinha vindo parar em um lugar terrível.  

O primeiro rapaz que entrou no meu confessionário contou-me que havia roubado um aparelho de televisão e, quando apanhado pela polícia, quase matou o chefe da esquadra. Além disso, disse-me que tinha roubado dinheiro aos seus pais, desviado verbas no seu local de trabalho, teve um caso com a esposa do seu chefe, usou drogas, e passou uma doença venérea à sua prima.  

Fiquei chocado, mas com o passar dos dias, percebi que as pessoas da cidade não eram todas assim, e que eu tinha, de facto, chegado a uma paróquia ótima. Hoje vejo como aquele era um caso à parte."  

Assim que o padre terminou seu discurso, o político chegou cheio de desculpas pelo atraso, e, de rompante, começou seu discurso, sem saber o que padre tinha falado anteriormente...

- "Eu nunca vou esquecer o primeiro dia do nosso padre na nossa cidade", disse o político. "Na verdade, eu tive a honra de ser o primeiro cidadão a confessar-se-lhe..."   

 

Nota: Real. Todavia, em português meio do Brasil para despistar…